(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

segunda-feira, 24 de março de 2014

"Quero sair do Brasil não por vaidade, mas porque não sei mais como sobreviver aqui"

Segue aqui um post rápido, motivado simplesmente por um sentimento que mistura raiva, indignação, tristeza e falta de esperanças.

Muita gente me escreve por causa do blog e em alguns casos eu acabo trocando tantos emails com algumas pessoas que o assunto inicial (geralmente o visto, a mudança pra Austrália, um iminente intercâmbio etc) acaba ficando em segundo plano e quando menos percebo já estamos falando de futebol, política, tecnologia e outras coisas.

Numa dessas conversas, E.S., um carioca sonhador e batalhador, me contou que ia começar a guardar grana pra aplicar pro visto daqui alguns meses, assim que terminasse de construir um poço artesiano no quintal de casa, já que ele estava há 3 meses sem água.

Minha primeira reação foi de espanto, obviamente, e aí perguntei onde ele morava. A resposta me deixou ainda mais puto/indignado/revoltado/etc/etc/etc. No email ele me explica que é desenvolvedor de software pleno e ganha R$1500,00 por mês. Não vou nem entrar em detalhes sobre o quão ridículo é um desenvolvedor de software ganhar apenas R$1500,00 por mês. Daria pra escrever um post inteiro sobre isso, mas esse post é sobre outra parte do email, que me chocou ainda mais.

Segue o trecho do email que é realmente tenso:

"Moro na baixada fluminense - RJ. É uma região bastante pobre mas é super próximo da central de abastecimento de quase todo estado do Rio. A água dos bairros mais pobres esta sendo desviada para manter a zona sul (leblon, Ipanema, Copacabana, flamengo...) com água. Mas você passa por lá e vê nego lavando Honda Cívic com torneira aberta até alagar a rua. TODO SANTO DIA. Gente lavando calçada, enfim, jogando agua fora. Estou tomando banho na casa da minha mãe, ando 30 minutos(15+15) para trazer um balde de água para jogar no vaso e um para meus 3 cachorros. Quero sair do Brasil não por vaidade, mas por que não sei mais como sobreviver aqui." 

Pra não ficar um post somente textual, vai aqui uma imagem aleatória


35 comentários:

Monica Sanches disse...

Eduardo.. eu sempre acompanhei o blog, desde que começei a pensar em ir para a australia.. sempre achei demais o que voce escreveu.. mais vou ter que descordar em relação ao texto e a imagem.. vivi na Australia por 8 meses.. voltei exatamente ontem..fui incentivada e muito pelo que eu li aqui... e posso dizer mais do que nunca... que o problema nao é so das pessoinhas dessa imagem aleatoria.. e sim de nos, brasileiros.. que lavamos os carros com agua da torneira.. que nao respeitamos o proximo, furamos fila, enfim... queremos tirar vantagem em tudo..isso desde de um pequeno mercadinho em qualquer bairro em qualquer estado desse nosso imenso brasil, ate o alto escalao de uma grande empresa ou dos nossos governos.. municipais, estaduais e federais...o nosso principal problema somos nos mesmos... e com certeza, muito mais em baixo.. de decadas, de centenas de anos.. e se formos analisar muito profundamente de colonização...

Unknown disse...

Concordo com tudo que a Monica disse, texto e comentários perfeitos. Mas, nada e nenhuma dessas explicações nos tira essa idignação do peito.

Diego Guerra disse...

Oi Eduardo. Li seu texto sobre o mercado de TI na AUS em 2013 e desde então venho lendo TUDO no seu blog e no blog do Jerry... O motivo pelo qual me inspirei a começar o plano de sair daqui foi seu texto no "TI ESPECIALISTAS" mas além da inspiração inicial (ponta pé) precisamos de uma motivação pra correr atrás e por o plano em prática.
Eu tb sou da area de TI, hoje estou trabalhando com suporte de TI e Comunicações a embarcações offshore da nossa maior empresa do brasil e apesar do salário nao ser "ruim" ($2.300) eu com 25 anos, trabalho 12h por dia e com isso nao consegui me formar ainda, tive que sair do curso de ingles que faltavam apenas 3 meses pra concluir pois nao tenho como me dedicar, parei de fazer minhas atividades fisicas que sempre gostei como malhar e jiu jitsu e por ai vai... Sem contar que no RJ onde moro, com $2.300 reais vc faz o que? No maximo em um ano vou comprar um PALIO 1.0 ... Quero muito ir prai com minha namorada que é enfermeira pediátrica e tb rala pra cacete aqui pra ganhar a mesma coisa que eu e quem sabe ai NÃO FICARMOS RICOS MAS SIM TER O DIREITO DE VIVER A VIDA COM TODOS OS DIREITOS E DEVERES como trabalhar muito mas ganhar bem pra isso e poder viajar, ter um carro e uma casinha legal, ter tempo pra ir a praia, pra malhar, pra ir ao jogo ou ao show de rock que tanto gosto, e por aí vai....

Danilo Alvim disse...

Boa tarde Eduardo. Antes de tudo gostaria de te parabenizar pelo ótimo blog e pela paciência que tem em tentar ajudar todo mundo. Você é um cara diferenciado!
Também estou querendo muito fazer a solicitação do visto de residência permanente pra Austrália. Atualmente estou com 31 anos, tenho inglês nível avançado, trabalho com TI a mais de 10 anos, me formei a quase 7 anos. Gostaria de saber como dar o ponta pé inicial pra esse processo. Te enviei um email mas não tinha todos estes detalhes. Agradeço muito a ajuda!

Eduardo Slompo disse...

Fala Diego,

Sei bem o que vc passa, já passei por isso e muita gente me escreve dizendo que está na mesma situação ou, em alguns casos, bem pior (caso desse post). Pode ter ctz que aqui é outro mundo, muito mais justo e equalitário, onde as pessoas são valorizadas pelo que produzem e os governantes se preocupam com o povo e não com seus próprios bolsos. Pode vir sem medo, não vai se arrepender.


Danilo, acabei de responder seu email.

Tiago disse...

Eduardo, eu não poderia de deixar de comentar o seguinte: PARABENIZO a você por postar isso, mas também ao escritor da frase que deu título ao post, simplesmente verdadeiro.
Acho que a grande maioria que sonha em imigrar, é motivado por não saber como conviver com tudo que acontece em nosso país.
Simplesmente genial esse título e simplesmente triste ler tudo isso, pois é um desperdício de belezas naturais ter um país como o nosso.

Eduardo Slompo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Slompo disse...

Fala Tiago,

Bem isso aí mesmo. Genial a frase e triste a história. Realmente uma pena que um país como esse, com tantos recursos naturais, está tomando os rumos que está.

Unknown disse...

Eduardo, parabéns pelo seu blog. Eu e minha esposa o temos acompanhado nos últimos meses e lido com atenção todas as informações dadas. Estamos com planos de nos mudarmos para a Aus, mais pq não queremos criar nossos filhos em um pais onde uns não tem o mínimo necessário enquanto outros se esbaldam nos cofres públicos "distribuindo" renda alheia entre os seus. Não tem como sair na rua tranquilo sem ficar olhando por cima do ombro atento à tudo.
Estou com 38 anos (faço 39 ainda este ano) e sou analista de sistemas. Estava juntando a documentação para a aplicação de intenção, mas lendo teu depoimento e de outros, acho mais prudente encarar um Agente Migratório. Te enviei um mail explicando a situação. Qqr ajuda é muito bem-vinda. Grato, Raul

Eduardo Slompo disse...

Acabei de responder seu email, Raul...

Diário Canadá Brasil disse...

Geeeeeeente, acabei de escrever um post sobre o assunto q achei seu post em outro blog q tbm falou do mesmo tema a violencia em nosso país.
Impressionante o cresciemnto da violencia, estamos com muito medo.
:(

Eduardo Slompo disse...

Pois é, tá cada vez pior... :/

Wander Dutra de Morais Neto disse...

Parabéns pelo blog. Também tenho intenção de me mudar do Brasil. Estou acabando a graduação em Sistemas de Informação e trabalho com análise de sistemas há 3 anos. Gostaria de saber se o mercado ai ainda tem um déficit de mão de obra e se ainda é possível imigrar.

Obrigado.
Neto

Eduardo Slompo disse...

Fala Wander,

O mercado continua ótimo, disso não há dúvidas, mas pra imigrar precisa tirar o visto de residência e pra isso precisa ter pelo menos um ano de formado, então ainda tá cedo pra vc. O que recomendo é ir estudando inglês desde já e também guardando grana. Mantenha o foco e tenha paciência, sua hora vai chegar. :-)

Abraço, qq coisa manda email: duslompo@yahoo.com.br

Cristiano Rodrigues do Amaral disse...

Eduardo, bom dia. Como vai, tudo bem?
Muito joia o seu blog, quanto tempo eu não entro, então entrei hoje e no primeiro momento encanto total com este novo post sobre a Tailândia, a praia, a beleza natural que Deus fez para nos encantar, e do lado lendo o post do nosso colega, brasileiro que mora na baixada fluminense. Realmente eu tenho ás vezes a mesma sensação a respeito da nação onde nascemos e porque está indo para este lado com tanto corrupção, violência, ignorância, e tenho orado muito e trabalhado muito e já trocamos alguns e-mails sobre ir para a Austrália, estudar, trabalhar, etc... Hoje eu me perguntei a Deus sobre isto. Grande abraço. Sou desenvolvedor também. Gostei o que você falou acima também para o Wander, estou no mesmo barco. Tenho muito experiência mesmo, só preciso terminar a formação e guardar grana.

Eduardo Slompo disse...

Fala Cristiano,

Exato, um país tão belo, que podia ser tão bom, mas que fica na mão de um monte de gente inescrupulosa.

Se vc quer mesmo sair daí, o negócio é se planejar com calma e pôr o plano em prática aos poucos. Cedo ou tarde vc chega lá - ou melhor, aqui. :)

Sandra disse...

Oi Eduardo!
O autor da frase resume tudo. Não é vaidade, não é glamour! O cara não ta falando que não quer trabalhar e batalhar. Quer respeito... só!
Andei pesquisando no site de imigração da AU. Estou bem no comecinho da pesquisa, mas estou determinada. Te mandei um email para conversarmos mais. Gostei muito do seu blog e acho sensacional sua atenção com todos que postam, tem dúvidas e angústias! Parabéns!!

Eduardo Slompo disse...

Exato, Sandra, falta respeito com o cidadão de bem, que trabalha, paga impostos e vê o filho do presidente (agora ex) virar dono de uma empresa de 500 milhões de dólares ou um deputado que tem um castelo de 30 milhões de dólares.

Já respondi seu email :)

jonas brothers disse...

Caro josé, sua historia vem me motivando há ANOS pra ir pra estes lados, pois somos da mesma área de atuacao. Agradeco voce ter me respondido todo os emails que enviei, isso me encheu de confianca, espero algum dia poder retribuir este favor.

Trabalho há bastante tempo nessa área de TI mas nao quero imigrar somente pelos motivos citados, é um sonho de muitos anos que eu tenho desde que um amigo foi pra Aussie fazer intercambio voltou me contando diversas coisas que viveu lá e dali em diante a terra do canguru minha grande meta na vida.

Nao vou desistir, minha esposa e eu estamos juntando dinheiro pra chegar aí creio que em 2 anos teremos dinheiro suficiente.

Agente se fala obrigado por tudo.

Eduardo Slompo disse...

Legal saber que o blog te motiva, cara. Manda bala, não desista dos seus sonhos. Cedo ou tarde eles se realizam. :)

Glaucia Pepe disse...

Oi Eduardo, boa noite!

Eu e meu noivo estamos pensando em morar no exterior e a Austrália é uma das minhas principais opções. Nós gostamos de cozinhar e eu tenho dois cursos na área de gastronomia. São tantas dúvidas que se eu perguntar aqui, vc vai desistir de ler! rs Qual o valor mínimo para conseguir ir para a Austrália? Para quem tem pouco dinheiro, qual onde podemos conseguir moradia? E as questões burocráticas (documentos, visto...)

Desde já agradeço!

jonas brothers disse...

José meu xará, tenho orgulho em ter voce como contato no linkedin agradeco até aqui seu apoio, estamos nos preparando para nossa segunda e ultima emigracao em 2016.
seu blog sem dúvida é fonte de inspiracao a muitas e muitas pessoas que simplesmente querem uma vida diferente!

Abracos, sucesso

Eduardo Slompo disse...

Gláucia,

Me manda um email (duslompo@yahoo.com.br) que vou te respondendo com calma, acho que é melhor. :)


José,

Valeu pelas palavras, cara, fico feliz em saber que sirvo de motivação! Se quiser retribuir, dá uma olhada no "Post mais importante da história", lá no cabeçalho do blog. :)

Abraços!

Anônimo disse...

Perfeita comparação. somos um pais de trouxas.

Eduardo Slompo disse...

Infelizmente é verdade... :(

Alexssandra Pereira disse...

Parabéns pelo blog!
Mas puxa, fiquei triste em saber que eu não sou a única com o mesmo pensamento. sinto que o Brasil está indo para uma fase pior do que quando o Sarney era presidente. E a foto é perfeita, ilustra a situação toda.

Eduardo Slompo disse...

Triste né... :(

Anônimo disse...

Essa Mônica foi pra fora e trabalhou de garçonete. Ou então é militante Petista, pq minha cara, na boa, jogar a culpa para o cidadão é MUITO mais fácil do culpar o governo pela merda de país que é o Brasil, né? Fico indignado com brasileirinhos que vivem em suas bolhas e acham que o resto do país vive nas mesma condições. Não vou me prolongar pq ja me irritei com essa ridícula. Abraço e apoio muito a decisão de qquer pessoa querer sair desta merda!

Anônimo disse...

Vivo num bairro da periferia de São Paulo, sou filho de assalariados nordestinos que são praticamente escravizados por uma empresa de transportes públicos e pelo sindicato que deveria os defender. Acordo todos os dias antes do sol nascer, pago uma passagem absurda,me transporto em ônibus de péssima qualidade para poder chegar em minha escola que se localiza no outro lado da capital, pois é a única escola técnica gratuita e de qualidade onde encontrei o curso que quero fazer. Tenho uma vida razoavelmente boa, pois minha irmã que hoje é engenheira química nos proporciona uma qualidade melhor de vida. Ando atento por todos os locais que frequento, pois fui assaltado por 4 vezes durante os meus poucos 16 anos de vida, evito ir em hospitais (púbicos e particulares)quando estou doente por n ter tido boas experiencias nos hospitais da minha região. Por esses e outros motivos eu tenho vontade de siar do Brasil, não por vaidade, nem por ódio ao meu país,mas por querer ter mais qualidade de vida. Posso até me arrepender no futuro, mas não irei deixar de arriscar. Não quero passar o resto da minha vida longe da minha terra, um dia irei voltar . Amo o Brasil, a língua portuguesa, o calor, a culinária, a diversidade cultural,as belezas naturais, os meus costumes,mas não amo a desigualdade, o preconceito, o descaso, a falta de interesse da maior parte do povo, o egoísmo, a falta de educação, a corrupção de grande parte povo que se acha no direito de reclamar dos governantes sendo que o mesmo são iguais a eles, a preguiça, a falta de amor ao Brasil e etc.
Amo minha terra e garanto que mesmo fora do Brasil o amarei mais que muitos residentes que só o envergonham. Sonho em um dia poder criar meus filhos aqui, mas ainda é um sonho.

Anônimo disse...

Por incrível que possa parecer,só os patriotas querem sair do país! Eu gostaria de sumir desse país,país de gafanhotos,e morar em terra de formigas(construtoras com único ideal)! Se o mundo tem ânus,o Brasil é o ânus do mundo!

Eduardo Slompo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk Um dos melhores comentários que o blog já recebeu! :)

Anônimo disse...

Olá Eduardo!
Gostei do blog. Achei muito interessante.
Então... O título condiz com a minha realidade!
Pra mim assim como para muitos brasileiros está complicado viver aqui nesse país com esses problemas nos quais "Eu nem preciso citar".
Está cada vez mais desanimando cada um de nós, e mesmo assim não perdemos a esperança que um dia esse cenário mude, pois acredite! Ta difícil de acreditar até que países vizinhos nossos como Chile, Uruguai e até o Equador estão melhores que o Brasil.
Resumindo: Eu pretendo morar em outro país, ter uma qualidade de vida melhor, qualidade de saúde e educação melhor e uma segurança melhor. Claro que desejo tudo isso ao Br. Também. Mas realmente preciso disso! Eu sei o quanto é difícil essa decisão, mas vai ser melhor assim. Ah! Já escolhi o destino viu? Não é lá o país de 1° mundo, é um de nossos vizinhos mesmo! E como citei acima, hoje estão bem melhores que o Brasil.
Desculpa pelo ENORME desabafo! Kkkk mas precisava disso. Abraços! By: José

Eduardo Slompo disse...

Não tem que se desculpar não, José - pelo contrário, eu é que agradeço pelo depoimento. A coisa aí tá feia mesmo, uma pena.

Boa sorte na jornada, grande abraço!

André_RMoes disse...

Olá Eduardo! Este post simplesmente resume a situação do Brasil na atualidade, moro em Blumenau-SC e o que mais vemos é empresas fechando filiais ou acabando com suas operações de vez! Muitos viviam na bonança e iam na onda de ter crédito e gastar dinheiro mesmo individado, o maior caso da minha cidade é o estado de calamidade que chegamos com a falência das empresas de transporte público, simplesmente os trabalhadores entraram em greve ( com razão) por não receberem seus direitos, e o serviço que está trabalhando de emergência não possui uma qualidade aceitável para o cidadão. Assim como demonstrado no post é culpa sim do governo de chegar a esse ponto e como a Mônica faliu perfeitamente de nós brasileiros que tanto aceitamos isso calado, eu tomei a decisão de me mudar, sair do Brasil, porque quero morar em um lugar de uma sociedade justa e honesta, onde as pessoas trabalham em prol de todos. Já tinha acessado seu blog muito tempo atrás, e coincidentemente acabei escolhendo Austrália como o meu futuro lar, um plano de longo prazo, dentro de 3 anos pretendo fazer está mudança, estou finalizando um tecnólogo de sistemas e vou completar 3 anos na área de TI daqui a exato 1 mês, gostaria de trocar uma ideia contigo, pensei em viajar ano que vem para aí para ver como são as coisas. Gostaria de saber como é o mercado para .NET, meu e-mail é: andre.rmoes@gmail.com, obrigado pelo blog e continue assim!

Eduardo Slompo disse...

André, acabei de te escrever.