(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Curiosidades da Austrália (Parte 12): Multas por Não Usar o Cinto, Comércio que Fecha Cedo e mais...

No post número 12 da série de posts sobre "Curiosidades da Austrália" (para ver os posts anteriores clique AQUI), falo sobre as multas pra quem não usa cinto de segurança, as restrições na hora de doar sangue, o estranho horário de funcionamento do comércio e o som da linha de telefone. Vamos lá:

- Quando o assunto é a falta do cinto de segurança, cada estado australiano tem sua própria lei com relação ao valor das multas, número de pontos na carteira e outros detalhes, mas uma coisa é comum no país todo: o motorista recebe uma multa por passageiro sem cinto e cada passageiro sem cinto recebe sua própria multa!

Exemplo pro estado de NSW, que é onde moramos: se eu estiver dirigindo com 3 passageiros e nós 4 estivermos sem cinto, eu vou levar uma multa de $1314 e cada um dos 3 passageiros levará uma multa individual de $311. A tabela de valores exatos e pontos na carteira pra NSW está AQUI, mas se você quer saber sobre qualquer outro estado é só pesquisar no Google por "seat belt fine <nome do estado>".

- Sérias restrições podem se aplicar na hora de doar sangue, dependendo de onde você nasceu ou esteve recentemente. Nós brasileiros, por exemplo, nunca poderemos doar sangue aqui por causa da Doença de Chagas (podemos doar só o plasma). Qualquer australiano que visite o Brasil precisa fazer um exame de Malária antes de poder doar, sem contar algumas restrições mais específicas relativas à Raiva e à Esquistossomose. Nesse link AQUI dá pra ver certinho quais as restrições pra cada país.

- Aqui os estabelecimentos comerciais em geral fecham cedo, inclusive os Shopping Centers, que no máximo às 6 da tarde (!!!) já estão com as portas fechadas. A única exceção são as Quintas-feiras, nas quais os Shoppings estendem suas horas de funcionamento até as 9pm. Aquela coisa de ir ao Shopping Sábado ou Domingo à noite, tão comum no Brasil, não existe por aqui, a não ser que seja pra ir ao cinema - a única coisa aberta em um Shopping no fim de semana à noite, já que nem as praças de alimentação ficam abertas.

Outra coisa curiosa são as cozinhas dos restaurantes, pubs e bares, que, salvo nas redes de fast-food e algumas outras exceções aqui e ali, fecham às 9 ou 10 da noite. Exato: se você quiser ir a uma pizzaria num Sábado às 10 da noite vai ter uma enorme dificuldade pra achar alguma em que a cozinha ainda esteja aberta.

Mas a grande pérola são as drogarias: a grande maioria fecha às 6pm e as poucas exceções fecham às 10pm - ou seja, pode-se dizer que aqui as Drogarias 24 horas fecham às 10! HAHAHA :-D. Lembre-se de que tudo isso acontece aqui em Sydney, a maior cidade do país - nas menores é ainda pior!

- Por fim, uma curiosidade completamente irrelevante, mas que não deixa de ser uma curiosidade: o som da linha de telefone aqui é diferente daquele com que estamos acostumados no Brasil. O videozinho abaixo mostra uma sequência de sons (os mais interessantes pra gente são os de "linha", em 0:06, de telefone "chamando", em 0:14, e de telefone ocupado, em 0:49):




5 comentários:

Unknown disse...

Interessante este post Edu! Estou ate me preparando ja para o choque cultural (positivamente eh claro) haha.

Valeu!

Eduardo Slompo disse...

Sim, um leve choque cultural é inevitável, mas não é tão grande como se vc se mudasse para a China ou para o Egito, por exemplo. A Austrália tem muita coisa em comum com o Brasil - por isso nós brazucas gostamos tanto daqui! :)

Unknown disse...

Ou seja Austrália é bonita, mas aqui ainda é melhor.

Unknown disse...

Olá pessoal. Então estou com meu filho de 17 anos lá esse mês fazendo intercâmbio, ele está em Gold Cost e disse que apenas tem movimento a noite em Surfers Paradise dps das 18hs, só que a homestay dele é cheia de regras e não permite que ele chegue depois das 10hs e como a casa fica distante de surfes em 1hr ele fica com pouco tempo para curtir alguna coisa dps da aula. Ainda ninguém sabia que a escola pideria colocar ele no horário que eles quizessem, daí no caso dele entra às 10 e sai às 16hs. Então se for pra surfers tem que ficar no máximo 2:30hs lá durante a semana e não vai pider tomar banho qdo chegar já que a homestay só aceita que tome banho até 20:30hs e tb não tem janta, pois não aceita deixar jantar dps do horário combinado.

Eduardo Slompo disse...

Oi Mariléa,

Essa homestay em que ele está realmente me parece terrível, mas não é a regra e sim a exceção. A esmagadora maioria dos brasileiros que vem pra cá estudar não quer mais voltar! Imagina então quem já vem com o visto de residência e consegue emprego em sua área de qualificação, que foi o meu caso e de inúmeros outros brasileiros por aqui. :)