(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Guloseimas da Austrália que fariam sucesso no Brasil

Mais de um ano atrás eu fiz um post sobre as famosas tortas australianas (link AQUI) e de imediato muita gente me escreveu perguntando sobre os DOCES australianos, já que as tortas são todas salgadas. Coloquei o item na lista de "posts a fazer" e nunca mais mexi, até que hoje resolvi criar vergonha e escrever algo a respeito. Tá longe de ser completo, mas é o que me vem à mente de imediato quando o tema são "doces australianos que fariam sucesso no Brasil".

O mais famoso doce australiano é a Pavlova, criado na década de 20 em homenagem a Anna Pavlova, bailarina russa que estava em turnê pela Oceania naquele período. Trata-se basicamente de um recheio macio de merengue envolvido por uma casca de suspiro e coberto com chantilly e frutas. As frutas podem variar conforme o gosto e a criatividade (morango, maracujá, kiwi, banana, pêssego, frutas vermelhas etc), mas o merengue, o suspiro e o chantilly são o "coração" da receita, obrigatoriamente presentes. Uns dizem que a sobremesa foi criada na Nova Zelândia, outros na Austrália, mas isso é o de menos - o que importa mesmo é o quão tradicional a receita se tornou na cultura australiana. Pensando bem, o que importa MESMO é o quão deliciosa ela é... :)

 Pavlova com morango, kiwi e maracujá

Pavlova de morango e frutas vermelhas

Essa á uma Pavlova já não tão tradicional, com chocolate


Não dá pra falar sobre guloseimas daqui e deixar de fora a Arnott's, indústria de alimentos australiana que é uma das maiores do ramo na região Ásia-Pacífico, com quase 150 anos de existência, mais de 2500 funcionários e exportação pra mais de 40 países. Pode parecer exagero, mas tudo o que eu e a Mi experimentamos da Arnott's até hoje foi muito bom, sem exceções. Nesse post vou falar de três goluseimas deles que estão sempre presentes na nossa casa.

Vou começar pela Granita, uma bolacha ("biscoito" se você é carioca) em que a Mi é viciada e que vai bem com tudo, seja doce ou salgado: cream cheese, peanut butter, Nutella, manteiga... tô pra achar algo que não combine com ela. A mais parecida no Brasil seria a famosa "Aveia e Mel", mas ainda assim tá longe de ser uma Granita. Faria muito sucesso por aí.

Granita, um "vício australiano" da Mi


Outro produto da Arnott's que é um sucesso na nossa cozinha são os Scotch Fingers. São simples, apenas a bolacha com uma fina camada de chocolate, mas super deliciosos e, até onde sei, sem equivalente no Brasil, o que me faz acreditar que também seriam um hit por aí.

 Acima, a embalagem dos Scotch Fingers; abaixo, um Finger "frente e verso"


E o nosso outro favorito da Arnott's é o famosíssimo TimTam. Tudo quanto é blog sobre a Austrália fala sobre ele e eu prometi pra mim mesmo desde o começo desse blog que nunca iria postar sobre o dito cujo, mas como esse post é sobre doces em geral e não só sobre TimTam, tá valendo. Voltando: o tal do TimTam é top, muito bom mesmo. Não dá pra dizer que ele é uma bolacha porque tem muito chocolate, mas também não pra dizer é um chocolate porque tem muita bolacha. É super crocante, com um recheio super cremoso, tem vários sabores e dá pra comer gelado, embora natural também seja ignorantemente bom. Todos os nossos familiares e amigos brasileiros que vieram nos visitar nesses três anos e pouco de Austrália adoraram o TimTam e a gente leva aos montes pra família toda vez que vai passar férias no Brasil. Desnecessário dizer que bombaria por aí.

TimTam Original, o mais tradicional, foi o primeiro a ser lançado

A "família" TimTam, com sabores como branco, amargo, caramelo e vários outros

 O TimTam "por dentro"


"Produto Bônus": tudo bem que o tema do post são doces, mas vou abrir uma exceção pra mencionar outro produto muito bom da Arnott's (pra variar) que é salgado, os Cruskits. É difícil definir exatamente o que são os Cruskits, talvez as fotos ajudem um pouco. São crocantes e ficam deliciosos em porções com cream cheese, peanut butter, frango, salmão defumado, manteiga, presunto, verduras etc etc etc. É só usar a imaginação.

 Um Cruskit puro

Receitinha top de Cruskits com cream chesse e frango


Dica: pesquise no Google e no YouTube pela expressão "TimTam Orgasm". É muito bom. :)


10 comentários:

Daniel disse...

Eu iria gostar do TimTam com certeza.

MSilva disse...

Cara, achei TimTam aqui no Brasil!!!! Não sei se é tão absurdo, mas juro que nunca tinha visto e me assustei - no bom sentido - quando vi. Achei no supermercado Big, em Florianópolis, no Iguatemi Shopping. Tá R$ 1,98, o original e o wafer. Já comprei uns dez pacotes hahaha Fica a dicA!

Eduardo Slompo disse...

É difícil não gostar do TimTam, Daniel! :)

Caramba, Marcelo, essa é nova pra mim! E o preço tá muito bom!!! Manda a bala, cara, é delicioso :)

Denilson Marcos disse...

Caramba, acompanho direto seu blog, mas raramente posto algo, também sou da ára de TI. Dia 07 do mês que vem eu pouso aí, mas como turista. Vou ficar 25 dias. Acho que vou ficar em uma casa de familia. Você acha que no norte de sydney é muito longe das atrações turisticas? Será que gasterei muito de passagem? será que os onibis, metro e trem rodam até tarde? pode me dar uma dica? Ou onde vc mora é mais perto da baia de sydney? abraços!!

Eduardo Slompo disse...

Fala Denilson,

Eu moro em North Sydney, é uma região muito boa, perto de tudo, mas com poucas opções de hoteis. Recomendo procurar algum hotel na city, lá tem infinitas opções, pra todos os bolsos. E sim, ônibus e trens funcionam até tarde, mas com menor frequência do que durante o dia.

Boa viagem!

Daniel disse...

Valeu pela dica, Marcelo. Vou procurar esse tal TimTam aqui no Brasil pra já ir entrando no clima da Austrália hahaha.

Anônimo disse...

Edu e como é a pronúncia desse "pavlova"? Parece nome alemão :)

E.S

Eduardo Slompo disse...

Fala Eliseu,

Alemão? Pra mim parece russo mesmo...

A pronúncia é com "O fechado", como se fosse pavlÔva :)

Denilson Marcos disse...

Rapaz muito obrigado pela sua boa vontade em responder.

Sei que a pergunta que vou fazer não tem nada com Guloseimas da Australia! kkkk. Mas estou indo sexta dia 6 de Junho e queria fazer mais 2 paerguntas.

1) Chip de Celular, tenho um celular com chip grande, 'antigo', de 2012. E aqui no Brasil estão vendendo celular com microchip, bem pequeno. Eu queria comprar um chip assim que eu chegar aí. você saber se os celulares aí são dos chips antigos 'grandes' ou somente microchip?

2) Adaptador de tomada, a ultima viagem que fiz foi dificil para carregar as baterias dos meus eletronicos, as tomadas aí são iguais as do Brasil?

Bom era isso, obrigado pelas informações.

Boa copa do mundo para todos nós!!!

Eduardo Slompo disse...

Fala Denilson,

1- Aqui tem celulares com os dois tipos de chips, não é algo pra vc se preocupar.

2- A tomada daqui é bem diferente, olha esse link: http://1.bp.blogspot.com/-_0lRsmTHjN8/Tu7GDRbYjsI/AAAAAAAADfA/Zyd2FiamnuI/s1600/A0248_powerpoint.jpg

Nos aeroportos têm adaptadores universais, compra alguns pra evitar problemas.

Abraço