(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

E a demanda em TI continua alta...

Recentemente li um artigo muito interessante sobre a demanda por profissionais de TI na Austrália. Eu li e deixei pra lá, mas hoje estava conversando sobre isso com o Davi, um amigo do Brasil, e percebi que é um assunto pertinente a muita gente, por isso decidi dar uma passada rápida por aqui pra compartilhá-lo.

O título do artigo é "Critical Skills Shortage in IT" e ele pode ser acessado AQUI. Recentemente tem rolado um falatório de que o mercado de TI na Austrália já está saturado, que não compensa mais investir no visto de residência etc etc etc. Eu não compartilho dessa opinião e esse artigo fala justamente sobre isso. TI está saturado quando o assunto é infra-estrutura, service desk e afins, mas bons desenvolvedores e arquitetos de software ainda estão em falta.

Eu e outros três colegas de trabalho que têm visto de residência e que, assim como eu, também só trabalham por contratos de tempo fixo, encerramos um projeto em Dezembro e caímos no mercado em busca de novos contratos. Dezembro e Janeiro são os piores meses do ano pra se procurar emprego aqui (acho que em qualquer lugar do mundo é assim), mas mesmo assim os quatro conseguiram contratos. Some a isso o fato de que em Janeiro eu recebi exatamente 5 emails e 3 ligações de recrutadores me perguntando se eu ainda estava interessado em um contrato, e eu pergunto: isso parece um mercado saturado pra você?


33 comentários:

D.G. disse...

E estava eu aqui, com uma folguinha no trabalho, pesquisando novamente sobre o mercado de TI na austrália ( coisa que venho pesquisando desde agosto de 2013 quando li seu post no TIEspecialistas ) pra ver se me livro da insegurança e tomo coragem de largar a vida medíocre que levo no Brasil como analista JR de TI , 25 anos de idade, no ultimo semestre da faculdade.... E ME DEPARO COM ESTE ARTIGO RECEM ESCRITO... TUDO QUE PRECISAVA... SAIBA QUE VC ESTÁ SENDO MEU MAIOR MOTIVADOR PARA CORRER ATRÁS DESTE SONHO! OBRIGADO!

Davi Rodrigues disse...

É...jajá começo minha luta por aí!!! Australia, me aguarde! :D

Anônimo disse...

Eduardo,

Me chamo Igor e estou fazendo o processo de visto para a Austrália.

Sei que você não tem a obrigação de saber, mas não custa tentar... Tem idéia de como está o mercado para profissionais de contabilidade ou poderia indicar alguma fonte de pesquisa?

Obrigado!

Igor

Paulo Araujo disse...

Aquele povo com pensamento pequeno de esconder o ouro.

ELE vive disse...

Olá..Estava procurando informações sobre morar na Austrália e encontrei seu blog e de cara vi um post seu sobre a demanda de profissionais de TI...Pois bem, teria como vc me dar uma luz?...kkkk..Sou analista de Sistemas em uma unidade hospitalar, formado em Gestão em TI e estou me Pós graduando em Gerencia de projetos, tenho cidadania Italiana, 34 anos, sou casado e tenho uma filha de 6 anos, quais seriam os passos para conseguir um visto de residencia pra mim, esposa e filha? obs: vivemos nos USA por 4 anos e minha filha é americana. desde já agradeço..Léo

Tiago disse...

A Austrália sempre foi meu plano B. Caso no Canadá aconteça algum "imprevisto", Austrália lá vou eu...

Bom demais noticias dessas

Eduardo Slompo disse...

Legal, D.G., muito massa saber que estou te motivando. Segue firme e não esquece de me pagar umas cervejas quando chegar por aqui. :)


Davi Brasil, é nozes, Sydney vai tremer em Abril... hahaha :D


Igor, até onde sei o mercado de contabilidade tá bom sim, mas é a mesma história de TI: tem que tirar o visto de residência.


Paulo, não entendi seu comentário... :)


Léo, me manda um email com esses dados e a gente vai conversando por lá: duslompo@yahoo.com.br


Tiago, é sempre bom ter um plano B, ainda mais se esse plano B é a Austrália. :)

Unknown disse...

E ae meu Chará, beleza??..haha

Cara, deixo fazer 3 perguntas, o diploma de tecnologo em ADS é aceito no processo de imigração por pontos?
Como está o mercado de C# .NET? 1 ano de experiência como desenvolvedor já é aplicável para o processo?

Pois vou me formar ano que vem e estou planejando ir ai fazer o ingles primeiro e conhecer o país, e depois disso dar entrada na imigração.

Cara, se vc puder m ajudar, ficaria imensamente grato.

Abraços!

Eduardo Slompo disse...

Fala Eduardo,

Tecnólogo é aceito sim, mas quem é tecnólogo precisa ter pelo menos cinco anos de experiência depois de formado pra poder aplicar pra residência.

O mercado tá .Net ótimo, mesmo quem tem pouca experiência consegue vaga, o problema é que sem visto de residência ninguém vai te contratar.

A ideia de vir estudar inglês é super válida, mas tenha consciência de que vc vai precisar voltar pro Brasil e completar cinco anos de formado pra só então poder aplicar pro visto de residência, ou então fazer um mestrado, assim não precisa esperar os cinco anos.

Qq coisa manda email: duslompo@yahoo.com.br

Abraço

Anônimo disse...

Eduardo,

Obrigado pela resposta!

Estou tirando o PR mesmo...

Abs.,

Igor

Eduardo Slompo disse...

Perfeito, Igor, o caminho é esse mesmo. :)

Unknown disse...

Olá,

Me formei em Ciencia da Computação aqui no Brasil em 2012 e trabalho com ABAP(SAP) desde 2011. Saberia me dizer como está o mercado ABAP aí na austrália e se o meu diploma é valido aí.

obrigada,
Arline.

Unknown disse...

“It’s just so hard to find qualified software engineers – at all levels,” Mr Barrie said.

“It’s an absolute national tragedy what is happening in technology."

Nunca fiquei tão feliz ao ler uma afirmação negativa! :D

Eduardo Slompo disse...

Arline

A demanda é alta, o xis da questão é tirar o visto de residência. Vc tá com que idade? Como tá seu inglês? Me manda as respostas por email (duslompo@yahoo.com.br) pra não poluir os comments.


Maikow,

hahaha Rachei de rir com seu comment... bem por aí mesmo, quando sair seu visto uma nova vida te espera :)

Anônimo disse...

Boa tarde.

Sou formado em Sistema da Informação e trabalho com Microsoft Dynamics CRM desde 2010, alguém sabe como esta o mercado e a média de salário para esse area. Meu inglês é intermediário.

Eduardo Slompo disse...

Não sei te dizer, dá uma olhada no www.seek.com.au pra ter uma ideia. De qq forma, tenha em mente que as chances de alguém te contratar sem visto de residência são praticamente nulas. :)

Anônimo disse...

Oi Eduardo tudo bem?
Eu tenho 16 anos, e tenho um nível avançado de inglês. Meu sonho é fazer faculdade de Ciência da Computação e trabalhar nos EUA. Faço ensino médio em instituição federal e consegui bolsa 100% para estudar 6 meses de ensino médio nos EUA e vou em Agosto deste ano e minha host family é maravilhosa, para conseguir meu visto foi super tranquilo. Mas caso não desse certo trabalhar nos EUA eu tentaria a Austrália. Sou muito estudioso e dedicado, sei programar um pouco de C e C++ . Estou no caminho certo? E outra coisa, pra aplicar à residencia eles falam essas coisas, para trabalhadores qualificados: You might be eligible to apply for this visa if you were invited. When we sent you your letter of invitation, you must also have:been nominated by an Australian state or territory government agency. Ou seja: Só posso aplicar à residencia se for indicado? Ou se eu atender aos requisitos mínimos posso aplicar à residência. Estou com essa duvida e gostaria de saber se poderia me passar as melhores estratégias. Sei que pode parecer um pouco estranho para você , mas eu procuro essas informações para saber por qual caminho seguir e desde já ir me dedicando àquilo que for necessário para atingir meus objetivos. Desde já agradeço.
Abraços,
Renato.

Eduardo Slompo disse...

Renato, acabei de responder seu email.

Unknown disse...

Amigo, sou formado a 2 anos em Ciência da Computação e trabalho como arquiteto de software focado em .NET
Sabe me dizer como é o mercado de .NET?
Estou vendo para ficar 6 meses fazendo inglês.
É possível conseguir alguma coisa na área sem visto de residência?

Obrigado.

Eduardo Slompo disse...

Fala Felippe,

O mercado de .Net é excelente por aqui (dá uma conferida no www.seek.com.au pra vc ter uma ideia do número de vagas, skills necessárias, salários etc), mas com visto de estudante é bem complicado conseguir algo.

Você vai conseguir com facilidade empregos não qualificados (garçom, faxineiro, atendente, pedreiro etc), mas trampo qualificado é bem complicado por causa das restrições do visto de estudante.

Abraço

Unknown disse...

Amigo,
Sabe me dizer se a cidadania italiana ajuda alguma coisa com o visto e o tempo que posso ficar?

Obrigado

Eduardo Slompo disse...

Fala Felippe,

Com a cidadania italiana, se vc tiver menos que 30 anos vc pode aplicar pro visto de Working Holiday, que vai te permitir ficar aqui por um ano e trabalhar full-time. Nesse um ano vc vai ter que batalhar pra que algum empregador te dê o visto de trabalho (o famoso "sponsor"), assim vc se desvincula de visto de Working Holiday e depois de dois anos com o sponsor já pode aplicar pra residência.

Não é o melhor caminho possível, mas é uma alternativa muito boa. :)

Fabricio Machado disse...

Amigo, fiquei com uma dúvida, sou Analista de sistemas .NET, a idade pode dificultar na hora de aplicar residência e consequentemente conseguir um trabalho na área? Tenho 33 anos e 4 anos de experiência com desenvolvimento em .NET.

Parabéns pelo blog!!!

Eduardo Slompo disse...

Fabrício,

A idade só complica se vc tiver 40 ou mais. No seu caso, o que falta analisar é sua formação e seu tempo de experiência depois de formado, me manda um email com esses dados (duslompo@yahoo.com.br) e vou te ajudando.

Abraço

Unknown disse...

Eduardo,
Meu nome é Wesley e tenho 20 anos. Eu pretendo começar o tecnólogo de TI em 2015 e fazer um intercâmbio pra melhorar meu inglês assim que eu me formar. Meu amigo Anderson Ozzy que mora em Sydney disse que é uma boa eu fazer o intercâmbio e depois qie terminar, aplicar pra um college ou pós graduação, que no caso seria a de TI... Nesse caso eu poderia pleitear alguma vaga de emprego no mercado ai na Austrália? Me responda no meu email: wesleysantos484@gmail.com
Desde já muito grato.

Eduardo Slompo disse...

Wesley, acabei de te responder por email.

Diego disse...

Eduardo, te enviei um e-mail com minha "história".
Aguardo teu retorno!

Eduardo Slompo disse...

Acabei de te responder, Diego. :)

Kadu disse...

Olá Eduardo, sou programador java jr e estou tirando minhas primeiras certificações na área (OCJP), estou me formando no final do ano em tecnólogo em Gestão de TI, como vc já respondeu em outros comentários q o tecnólogo precisa de 5 anos de experiência para aplicar para o visto de residência eu gostaria de saber se quando terminar meu curso eu fizer uma pós-graduação em Engenharia de Software ou Desenvolvimento de Sistemas Web, pode ajudar a diminuir esse tempo experiência e se as certificações Oracle/Sun de Java tbm são importantes no mercado Australiano? Obrigado.

Eduardo Slompo disse...

Fala Kadu,

Certificações sempre ajudam. Não são essenciais, mas ajudam bastante, não há dúvidas.

Infelizmente pós não é reconhecida a não ser que seja um mestrado (mestrado MESMO, aquele com tese e tudo o mais).

Qq coisa manda email, assim a gente não polui o blog: duslompo@yahoo.com.br

Abraço

Leandro disse...

Eduardo e Kadu,

Só para atualizar o que você comentou sobre pós. No mês de Dezembro fiz meu processo de Assessment com a ACS e eles revalidaram meu curso de Especialização em Engenharia de Software como "comparable to an AQF Graduate Diploma with a
major in computing"... Pra falar a verdade não sei a quantidade de pontos que isso dá no processo, pois no fim das contas usei apenas minha graduação, que eu já sabia que funcionava, mas quem estiver interessado pode fazer uma pesquisa ou simulação no SkillSelect.

Unknown disse...

Trabalho com programação no Brasil a quase 10 anos, atualmente com php e pl sql Oracle.. Estou planejando ir no segundo semestre para estudar inglês e gostaria de me preparar com alguma área que tenha mais mercado aí... Fazer um curso antes de ir talvez.. Vc sugere algo? Tem algo específico que a demanda é maior??

Eduardo Slompo disse...

Front-end developers que dominam React JS e/ou Angular JS estão em altíssima demanda, sugiro investir nisso. :)

Só não esquece de dar uma conferida no "Post Mais Importante do Blog" quando tiver uns minutinhos, o link tá lá em cima... :)