(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Austrália versus Inglaterra

A Austrália foi colonizada pelos ingleses no século XVIII e hoje, cerca de 300 anos depois, tanto Inglaterra quanto Austrália representam papeís importantíssimos no cenário econômico e político mundial, sendo referência quando o assunto é qualidade de vida e governança.

Apontar o melhor na disputa "Vegemite versus Marmite" (alimentos típicos da Austrália e da Inglaterra, respectivamente) não é simples e não há uma resposta definitiva, já que cada pessoa pode ver diferentes pontos positivos e negativos em cada um dos dois países conforme suas preferências pessoais e profissionais. Mas uma coisa é bem óbvia: a balança pende pra terra dos cangurus - e muito.
 
É mais ou menos como comparar Pelé com Maradona. Tem gente que acha que Maradona foi melhor - e não tô falando dos argentinos fanáticos, tô falando de gente que realmente entende de futebol e tem essa opinião baseada em argumentos respeitáveis -, mas na maioria dos casos dá Pelé na cabeça.

Por exemplo: Wanted Down Under é um programa de televisão da rede britânica BBC One em que famílias que têm o desejo de imigrar para a Austrália ou a Nova Zelândia são selecionadas para passar alguns dias por esses lados e conhecer um pouco melhor a vida por aqui antes de tomar (ou não) a decisão de mudar de país.

Um parênteses aqui pra fazer uma recomendação: pra gente que já passou por tudo isso, é muito interessante assistir ao programa e ver outras pessoas passando pelas mesmas inseguranças, medos e incertezas pelas quais passamos tempos atrás. E pra quem está planejando vir pra cá, é obrigatório assistir.

Tem também o Wanted Down Under Revisited, que mostra como estão hoje as famílias que vieram pra cá graças ao programa. O resultado é, na esmagadora maioria das vezes, positivo.

Essas famílias vivem no primeiríssimo mundo e ainda assim querem vir pra cá. Não estariam elas "trocando seis por meia dúzia"?

Depois de um ano e três meses morando em Sydney, já conheci vários ingleses e posso dizer com absoluta certeza: NÃO. Todos eles são unânimes em dizer que a Austrália é melhor em praticamente todos os aspectos. É só olhar os números: tem muito mais inglês morando na Austrália do que australiano morando na Inglaterra.

De onde tirei isso? Bom, pra mim é bastante óbvio, mas se você gosta de números, AQUI tem a estimativa de que em 2010 haveria mais de 1 milhão de ingleses na Austrália, enquanto AQUI tem a estimativa de que em 2009 haveria pouco mais de 100 mil australianos na Inglaterra.

"Ah, mas na Inglaterra tem mais gente do que na Austrália!" Correto, a Inglaterra tem uma populaçao cerca de 150% maior (mais de 51 milhões de habitantes contra 21 milhões da Austrália), mas mesmo considerando esse fator a diferença nos números de imigrantes continua sendo extremamente expressiva: 1 milhão versus 100 mil - ou seja, 1000%! Exato, MIL por cento!

Como eu já disse no início, não se pode dar uma resposta definitiva sobre onde é melhor morar, já que essa questão toda é bastante relativa, considerando-se que cada pessoa pesa pontos positivos e negativos usando sua própria balança. Mas uma coisa é inegável: quando a balança em questão é a imigratória, a coisa tá pendendo, e muito, pra terra dos cangurus.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bacana esse post...valew.Alexandre.

Eduardo Slompo disse...

Valeu Alexandre! :-)

andre disse...

alexandre?
kkkkkkk

Eduardo Slompo disse...

Sim, Alexandre é o nome assinado no comentário anterior.

Karina disse...

Olá Eduardo, interessante este programa, vou tentar acompanhar pela internet, eu estava pensando em fazer intercâmbio para fazer um curso de inglês na Austrália de 1 mês, a ideia é conhecer o país antes de tomar uma decisão de mudança, estava fazendo as duas coisas conhecendo Sydney, estudando e ver se é isso mesmo que pretendo no futuro. Se tiver alguma dica de escolas, indique :)

Obrigada pelos posts.

Eduardo Slompo disse...

Oi Karina,

Recomendo a ELSIS, é boa e eles tem workshops pra arrumar a conseguir emprego.

Boa viagem e aproveite ao máximo!