(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Moradia em Sydney

Antes do papo sério, de contar como procurar moradia em Sydney, dar dicas, e isso e aquilo, tenho que extravasar: JÁ TEMOS LUGAR PRÁ MORAR!!! Já tinha dito isso num post anterior, mas agora é oficial!

Gastamos um puta tempo procurando moradia pelos sites próprios para isso (vou falar deles logo abaixo) mas por fim o que salvou a gente foi o bom e velho networking! Conhecemos um casal de brasileiros gente finíssima através do blog deles (prá ver como é bom manter um blog...), eles haviam chegado em Sydney no começo de Dezembro e fomos mantendo contato. Estavam em um lugar temporário, procurando um lugar prá alugar só prá eles. Expliquei nossa situação e fomos conversando. Quando eles conseguiram um apê, nos convidaram prá dividí-lo. É claro que aceitamos! Nada como ter a tranquilidade de saber que vamos chegar e morar em um apê bacana, no nosso próprio quarto, com um casal de brazucas gente boa e cabeça feita.

O apê fica em North Sydney, há apenas 7 quilômetros da Harbour Bridge e do Opera House! O melhor de tudo é que até agora todas as entrevistas que venho fazendo são para empresas que ficam no máximo há 10 minutos do apê! Já ouvia falado que o bairro era cheio de empresas, e pelo jeito é bem por aí mesmo. Ainda não tenho fotos, mas assim que tiver vou postar aqui.

Falando sobre o processo de procura por imóveis, no meu modo de ver acho que prá quem vai prá lá existem 4 opções:
- Repúblicas: lá existem muitas, muitas mesmo, e a maioria é mista. Não é da cultura deles fazer como aqui, em que a maioria das repúblicas são de apenas um sexo. É a opção mais barata, mas vem com as desvantagens tradicionais de qualquer república.
- Hotéis: oferecem conforto e privacidade, mas são um pouco mais caros. Tem que ser por pouco tempo, até achar um lugar definitivo.
- Achar alguém com um quarto sobrando: foi o nosso caso.
- Alugar um lugar só prá você: prá nós brasileiros parece ser o mais sensato, mas lá a coisa não é tão simples. A concorrência prá se alugar um apê ou uma casa é muito alta e são exigidas toneladas de documentos praticamente impossíveis para um imigrante recém-chegado (por exemplo, hollerith - como você vai ter hollerith local se acabou de chegar e ainda não tem emprego?). Resultado: quem é de lá ou está lá há algum tempo acaba ganhando as disputas (alugar um apê ou casa lá é uma disputa, com vários competidores e apenas um ganhador). Além disso, os aluguéis em Sydney são bastante altos quando comparados aos do Brasil: cerca de 2000 dólares por mês por um apê de dois quartos perto do centro, como o que vamos dividir. Por tudo isso que citei, normalmente o pessoal fica em um lugar temporário até conseguir emprego e referências prá aí assim tentar alugar o seu próprio canto.

Prá procurar lugar prá ficar (seja república, hotel, pensão, apê, casa etc), os sites mais usados são www.realestate.com.au e www.domain.com.au.

4 comentários:

mauricio disse...

Fala xampu é o Mau da mmi.

To feliz por vc cara... q bom que ta dando tudo certo.

So uma pasada rápida , aguardo fotos...

Ah! Cuidado com os cangurus!!

e pra não perde o costume

Foi tarde! Abs.

Eduardo Slompo disse...

Fala Mau!

Valeu ae pela força cara! Assim que chegarmos vamos encher o blog de fotos, pode ter certeza! hehehe

Quanto aos cangurus, sem crise, eles são bonzinhos, tô até pensando em trazer uns pro Brasil! :p

Bom... acho que é isso... e como não podia deixar de ser... VAI TARDE! hehehe

Abraço!

Unknown disse...

Olá Eduardo, muito legal seu blog, bastante completo, estou adorando.
SE pudesse gostaria de uma opinião sua..eu e meu noivo estamos indo pra Sydney agora 14/12/12 e estamos preocupados com esta questão de moradia, por já estarmos entre namorando e noivando 10 anos, pensamos em ter nosso canto alugar um studio só para gente, mas tenho um amigo que também está ai com a namorada e está querendo alugar um ap com dois quartos para morarmos juntos. Eu e meu noivo temos inglês intermediário e vamos como estudante sem emprego garantido. O que você acha? seria possível alugar um studio bacana logo no começo?queremos um canto para nós,fora que morar com outras pessoas sempre pode ser complicado, mas sabemos que a realidade ai pode ser outra...se puder nos dar sua opinião..Obrigada!!!

Eduardo Slompo disse...

Oi Camila,

Olha, trabalho não vai ser problema, vcs vão conseguir se virar rapidinho, podem considerar que depois de um mês já terão grana pra se manter, mas morar sozinho sempre é mais caro.

Meu conselho é que vcs dividam com esse outro casal no começo e esperem o primeiro mês passar, conforme vcs forem tendo ideia do quanto ganham e do quanto custa morar sozinhos vcs vão analisando qual a melhor coisa a fazer.

Boa sorte!