(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

domingo, 27 de julho de 2014

De canguru e de coala todo mundo já ouviu falar... Mas e o Possum, você conhece?

Quando o assunto são animais, a primeira associação que todo mundo faz com a Austrália é, naturalmente, com os marsupiais mais famosos: cangurus e coalas. O que pouca gente sabe é que é existe um outro animal tradicional do país: o Possum.

Feinho né?
Também pertencente à família dos marsupiais, que se caracterizam por fêmeas com "bolsas" para os filhotes, o Possum tem uma diferença crucial quando comparado com cangurus e coalas: tem hábitos noturnos e passa a maior parte do dia dormindo.

Fêmea com o filhote
No começo de Abril de 2011, menos de dois meses depois de termos nos mudado pra cá, tivemos um encontro inusitado com o animal. Háviamos saído à pé pra fazer algumas compras e, na volta pra casa, lá pelas 8 da noite, estávamos cruzando o Hyde Park e vimos um grupo de pessoas rodeando o que imaginamos ser enormes ratazanas. Comecei a filmar conforme nos aproximávamos e percebemos que não eram ratazanas, mas sim um tipo de animal que nunca tínhamos visto. Fomos pra casa curiosos e só depois um tempo descobrimos que eram Possums. O vídeo tá meio ruim porque foi feito com um celular de 2011 (o áudio, então, ficou impossível de entender, por isso substituí por uma música de fundo), mas dá pra ver os Possums pra lá e pra cá - inclusive uma fêmea com o filhote agarrado:


Uma curiosidade interessante é que na América do Norte existe um animal relativamente parecido chamado Opossum, o que é naturalmente causa de confusão. Apesar do nome parecido e da relativa semelhança física, o Opossum é um animal completamente diferente (não é nem um marsupial).


Nenhum comentário: