(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

domingo, 22 de setembro de 2013

Curiosidades da Austrália (Parte 10): A Bagunça dos Fusos Horários, as Regras da Sinuca e uma IGREJA QUE VIROU BAR!

Como já faz um bom tempo desde meu último post da série de Curiosidades da Austrália (veja a série toda AQUI), segue a parte 10, com mais um pouco de cultura inútil sobre a terra dos cangurus.

Foto de um ponto de ônibus, dá pra ver bem o número identificador
- Começando com um serviço bem massa daqui de Sydney (não sei se outras cidades australianas têm, mas imagino que sim) que é o TXT BUS. Cada ponto de ônibus da cidade tem um número indentificador e pra saber quais os próximos ônibus chegando em um determinado ponto é só mandar uma mensagem de texto com esse número identificador pra 0488 TXT BUS (0488 898 287). Em alguns segundos chega uma mensagem listando todos que vão passar no ponto na próxima meia hora e em quantos minutos cada um deve chegar. Detalhe: a informação não é baseado na tabela e sim na localização real de cada ônibus, que é monitorada tempo real via GPS (senão nem faria sentido a existência do serviço, seria só olhar na tabela do ponto).

Screenshot do meu celular mostrando algumas vezes que utilizei o serviço

- A Austrália é um país muito grande (sexto maior do mundo) e por isso tem, assim como o Brasil, vários fusos horários. O curioso é que um deles tem diferença de meia-hora, não de uma hora inteira! São três fusos no total:
Os três fusos horários australianos
  • A região oriental, onde ficam os estados de Queensland, New South Wales (cuja capital é Sydney, onde moramos), Victoria e Tasmania, tem fuso UTC +10
  • A região ocidental, mais especificamente o estado de Western Australia, tem fuso UTC +8
  • A região central, compreendida pelos estados de South Australia e Northern Territory, teria, pela lógica, fuso UTC +9, mas na verdade é UTC +9,5! Agora, por exemplo, são 20:00 aqui em Sydney e em Adelaide e Darwin são 19:30!
Pra complicar um pouco mais, os estados de Queensland e Northern Territory não têm horário de verão, o que resulta num total de cinco fusos horários diferentes durante o período do horário de verão! A figura abaixo ilustra bem essa bagunça:

- Essa é pros botequeiros: a sinuca é um pouco diferente por aqui. As bolas não têm números nem pares coloridos, são apenas divididas em amarelas e vermelhas - 7 de cada, assim como no Brasil. A "bola 15" é uma bola preta, que fica na mesa desde o início, e quem derrubá-la perde o jogo imediatamente (regra estúpida essa). A penalização por derrubar o bolão, não encostar em bola nenhuma ou encostar na bola alheia é o adversário jogar duas vezes, ao contrário do Brasil, onde uma bola do adversário é derrubada.

- E pra fechar bem o post, mais uma pros botequeiros. É uma foto que não é bem uma curiosidade mas merece um lugar aqui: uma igreja que virou um pub - e com um nome bem sugestivo: "The Church BAR". Caso alguém queira conferir pessoalmente, vimos lá em Hawkesbury Valley, mais precisamente em Windsor.
 De repente me deu uma vontade de rezar... ;)



5 comentários:

Vitor Hugo Viturino disse...

Muito boa essas curiosidades, esse do SMS do onibus funciona bem ?

Jô Turquezza disse...

Adoro essas novidades!
Você nos dá muito boas informações rsrsrs
Abraços.

Eduardo Slompo disse...

Valeu Turquezza! Obrigado por chamar a minha cultura inútil de "boas informações"! hahahah :D


Vitor, funciona que é uma blz! Quando me falaram eu fiquei meio cético, mas depois q comecei a usar fiquei impressionado, é realmente top! :)

Rick disse...

Em Dublin tb tem um church bar tb! hehehe e tb chama 'The Church'.

Eduardo Slompo disse...

hahaha Massa né! :)