(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

domingo, 3 de julho de 2011

O Visto de Residência Australiano


O tão sonhado visto de residência australiano, também chamado de Visto de Residência Permanente (na verdade esse é o nome correto), não é algo difícil de se conseguir, mas também não é da noite pro dia que você vai ter o seu.

Primeiramente, é preciso ver se você faz parte da lista de profissões em demanda na Austrália. Se sua profissão não estiver lá, esqueça. A lista é bastante abrangente (até fiz ESSE post sobre isso) e a probabilidade de que sua profissão esteja lá é muito grande.

Se estiver, ótimo, você já está um passo à frente na realização do sonho de construir uma carreira no exterior!

O processo em si divide-se em três etapas:

- Reconhecimento de Profissão --> para cada profissão há um órgão específico que te dá o "carimbo" dizendo que você realmente é um profissional da área x.

- Prova de inglês --> é o IELTS. A nota que você vai precisar varia conforme alguns fatores como idade, tempo de formado, tipo de formação etc

- Aplicação pro Visto --> Juntar o resultado do reconhecimento de Profissão com o do IELTS e enviar tudo pro Departamento de Imigração Australiano.

Essa é uma visão bem simplista do processo. Se você se interessou, não deixe de pesquisar mais a respeito em sites como o http://canguru.info e http://www.immi.gov.au.

46 comentários:

Bruno disse...

Mais um ótimo post do Eduardo galera... bem útil para nós que estamos no planejamento da imigração. Parabéns pela boa vontade em nos ajudar meu caro.

Nos comentários de um post anterior você me pediu para adicioná-lo ao msn para conversarmos sobre as agências que auxiliam na imigração, mas eu já adicionei você que também me adicionou... eu é que não tenho costume de entrar no msn e afins (por causa do foco no trabalho).

Essa semana eu entrarei no msn para conversarmos um pouco, é claro, se vc tiver disponibilidade.

Agora aqui são 19:18 e em Sydney são 20:18 (puxa mais de 24h de fuso), portanto amanhã se vc tiver on-line agente troca uns miudos...

Abraços!

Bruno disse...

Áh... outra coisa... ouvi dizer pelo Diogo Kyrillos (Série Brasileiro na Austrália - youtube) que em Perth eles reconhecem o diploma brasileiro.

Se for verdade isso e como já sou formado pela PUC aqui em Minas eu agora fiquei divido por Perth e por Sydney... mas ainda pesquisarei a veracidade disso.

O quê você acha?

Eduardo Slompo disse...

Fala Bruno!

Cara, não sei te dizer sobre esse lance de reconhecer o diploma. Pesquise com cuidado a respeito, porque se o diploma só será reconhecido em Perth é grande a probabilidade de que se você conseguir um visto seguindo esse caminho ele será um visto restrito, que o "prenderá" a Perth. Só uma hipótese, mas acho que deve ser assim que funciona. O ideal mesmo é sempre o visto 175.

Bom, vamos nos falando por msn...

Abraço e valeu!

Gabriel disse...

E ae Eduardo Beleza ?
Cara parece que dia 1 de julho as regras e as pontuações para conseguir visto permanente mudaram.
De uma olhada http://www.immi.gov.au/skilled/general-skilled-migration/pdf/points-test.pdf.
Será que fica mais dificil pra quem tem uns 3 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas contando com estágio e
conseguindo mais uns 10 pontos com o exame do IELTS ?

Eduardo Slompo disse...

Fala Gabriel,

Pois é, as regras mudaram sim, mas o básico continua como era: precisa do IELTS, do reconhecimento da profissão e depois da aplicação pro visto em si.

Sobre o seu caso, preciso de mais detalhes prá poder te falar certinho. Me manda um email dizendo sua idade, sua formação (bacharel, tecnólogo ou nenhuma) e há quantos anos vc é formado que eu já te digo quais suas chances.

Abraço!

andre luiz disse...

Excelente post Eduardo!
venho acompanhando o seu blog e acho muito esclarecedor e motivador.
Parabéns!
Entrei recentemente na area de programação em java.
Tenho curso superior em outra área e fiz cursos da formação java na Caelum.
Voce saberia me dizer quais as certificações e a experiencia necessária para requerer a aplicação para o visto de trabalho?
Existe limite de idade?
Obrigado
Abraço
André

Eduardo Slompo disse...

Fala André! Legal que tá curtindo o blog! :-)

Cara, prá ser elegível pro visto tem que passar num teste de pontos que o departamento de imigração australiano usa. Me manda por email alguns dados seus que eu já te digo quantos pontos vc tem e se é elegível ou não: sua idade, sua formação (bacharel ou tecnólogo) e qual o curso, quanto tempo faz que vc se formou nele e quanto tempo de experiência como programador vc tem.

Pode mandar tudo por email (duslompo@yahoo.com.br) que a gente vai conversando por lá.

Abraço e continue acompanhando o blog!

Tiago Post disse...

Oi Eduardo, tudo bem?
No caso de TI, qual o órgão que devo enviar os documento para o Reconhecimento de Profissão?

Outra coisa, as etapas podem ser feitas independentes? Por exemplo, se eu já tiver feito o IELTS sem ter a intenção de ir pra lá, a nota vale mesmo assim?

A parte final, aceita e-mail ou tem que ser por carta os documentos?

Obrigado.

Eduardo Slompo disse...

Fala Tiago, blz?

Cara, me manda tudo por email que a gente vai conversando, pode ser?

O email é duslompo@yahoo.com.br

Abraço!

edyvan disse...

Saudações Eduardo :)

Muita gentileza sua, postar esse tipo de informações de modo a ajudar aqueles que desejam trabalhar na australia.

Desculpe peguntar isso.

Mas ele exigem o IELTS?

Não poderia ser um como o FCE ou CAE?

Sabe ainda não tenho a fluência necessária para um IELTS, mesmo para mim tirar o FCE levaria pelo menos 2 anos.

Eduardo Slompo disse...

Edyvan,

O IELTS é parte do processo sim.

Se quiser conversar melhor a respeito me manda um email: duslompo@yahoo.com.br.

Abraço

Sylmara disse...

Em primeirissímo lugar quero parabenizá-los pelo blog/ espetacular sempre tive vontade de sair do Brasil, o que nunca aconteceu ate hj; Entretanto ultimamente esse anseio cresceu e o país que mais me excita em termos de ter que vir a residir é a Austrália, gostaria de saber como é o mercado de trabalho para Publicitarios/area de Comunicação em geral; e o custo de vida é alto? adoraria que pudesse me responder; Obrigada/

Eduardo Slompo disse...

Oi Sylmara,

Legal que curtiu o blog!

Olha, não é bem a minha área (sou de IT), mas até onde sei o mercado prá publicidade, marketing e comunicação em geral está muito bom por aqui. A única coisa que pega é o inglês: pra trabalhar em uma dessas áreas você tem que ter inglês fluente pra poder começar a pensar em participar de entrevistas. Se você estiver nesse nível, manda bala!!! :-)

Abraço!

Amílcar disse...

Boas Eduardo,
muitos parabens pelo seu blog.
Chamo-me Amílcar tenho 38 anos e termino este mês o curso de soldador de 18 meses.Já li no seu site que é uma das profissões carenciadas.Estou tentado em trabalhar aí,mas disseram-me que não se pode enviar dinheiro para o país de origem.Será verdade?
Um abraço.

Eduardo Slompo disse...

Fala Amilcar,

Cara, pode enviar dinheiro sim, não sei onde vc ouviu falar isso, mas é mentira - eu envio grana todo mês! :-)

Se quiser saber mais, me manda um email, a gente troca ideia.

Abraço

Alan McLaren disse...

Olá, Eduardo, parabéns pelo blog.

Meu primeiro acesso e já postando, rsrsrs,
é que vi no site de Cambridge ESOL(http://cambridge-english-advanced.cambridgeesol.org/) que o CAE também será aceito a partir do dia 5 de novembro.

Eu ainda estou na faculdade(Ciência da Computação), ainda falta cerca de um ano, e trabalho com Java(web) a quase um ano. Ainda não tenho fluência em inglês, mas por outro lado não estou distante disso. Conversei com um inglês que não falava nada de português durante um evento aqui no Rio, em que havia um carro da McLaren sendo exposto num shopping. Como sou fã da equipe, falei com ele por cerca de 1h perguntando coisas sobre o carro, a equipe e etc. E eu fiquei muito satisfeito porque a conversa foi bem natural, sem muitas dificuldades para entender o que ele dizia.

Estou fazendo curso de inglês tbm(Cultura Inglesa), a cerca de 1 ano e meio pra terminar. Tenho o KET(Key English Test) de Cambridge e ao final do curso vou fazer o CAE. Talvez faça o FCE também no meio do ano que vem.

Enfim, estou estudando a possibilidade de trabalhar na Austrália daqui a uns 2-3 anos e gostaria de alguns conselhos para me planejar da melhor forma até lá.

Valeu!

Bruno disse...

Alan... o Cultura Inglesa tem um curso voltado para o IELTS que é o exame solicitado pelo órgão responsável na austrália.

Uma vez ouvi dizer que o exame de Cambridge tem um grau de dificuldade bem maior que o IELTS, entretanto não sei se é verdade ou mesmo se há variações neste exame... portanto analise bem aí... pergunte aos professores do Cultura eles devem saber bastante desse universo!

Abraços e boa sorte!

Eduardo Slompo disse...

Fala Alan,

Cara, que bom que vc está sem pressa, o caminho é esse mesmo, planejar no longo prazo. Pra poder aplicar pro visto de residência vc precisa ter pelo menos um ano de formado, então ainda tá cedo pra vc. Enquanto isso, vai estudando inglês o máximo que puder e quando completar um ano de formado entre em contato comigo que eu dou um help. :-)

Bruno, sempre presente no blog, valeu ae! Grande abraço.

filipenf disse...

Olá Eduardo. Parabéns pela iniciativa.

Vi no site da imigração que tem o visto sponsored. Você fez esse visto ou aplicou independente? Qual seria mais fácil?
Tenho 10 anos de experiência com programação, porém sou formado como tecnólogo mas tenho 2 certificações java ( scwcd e scjp ). Tenho um nível bom de inglês e estou estudando para dar um gás.

Você acha que tenho chances?

abraço

Eduardo Slompo disse...

Fala Filipe, blz?

Existem dois tipos de visto sponsored:
- Vinculado a uma proposta de emprego --> esse é raríssimo de conseguir, ninguém vai te contratar por telefone do outro lado do mundo e fazer todo o seu processo de visto, a não ser q vc seja o Bill Gates;
- Sponsored por um determinado estado australiano --> esse é bem parecido com o de residente, a única diferença é que você fica preso por 2 anos ao estado que te patrocinou, sem poder ir trabalhar em nenhum outro estado.

Apesar de ser tecnólogo, com 10 anos de experiência em programação acredito que suas chances sejam muito boas. Faz o seguinte: me manda um email explicando em detalhes sua formação, tempo de experiência, área de atuação e idade. A partir daí posso dar um help se for elegível pro visto de residência.

Abraço!

Anônimo disse...

Olá Edu tudo bem!!
Muito legal seu blog,bem explicativo!
Esse assunto sobre o visto nos interessa muito, afinal estamos amando viver aqui na Austrália e o intuito é aplicar par esse visto. Vou enviar um email com os dados do Dani para vc nos orientar ok!
Obrigada e sucesso com o blog

Gisele

Eduardo Slompo disse...

Blz, Gi, já vi seu email, depois analiso com calma e respondo! Bjão!

Marcel disse...

Faaala Eduardo, blz??
Parabéns pela iniciativa em ajudar com esse tipo de informação.
Cara, já tenho passagem marcada pra abril, porém vou como estudante já que preciso muito do inglês. Tenho 10 anos de experiência com projeto e desenvolvimento de software, porém sei que não terei oportunidades de trabalhar na área enquanto estiver com visto de estudante.
Pretendo escrever a carta de recomendações para a ACS que comprovam minha experiência e dar entrada no visto de trabalho antes de sair do Brasil, pois se não me engano é preciso ter trabalhado na área 12 dos últimos 24 meses para ser validado.
Você sabe alguma coisa sobre isso? Outra dúvida que tenho é se posso dar entrada no processo antes de ter o resultado do IELTS?
Ahh... vou ficar na Gold Coast e estudar na Bond... vi as fotos de vcs lá e ficaram show!
Obrigado e um abraço,
Marcel

Eduardo Slompo disse...

Fala Marcel,

Cara, pra ser elegível ao visto vc tem que atingir uma pontuação em um checklist do dep de imigração australiano que leva em conta alguns fatores. Me diz os dados que eu te digo se rola o não: sua idade, sua formação (bacharel, tecnólogo ou nenhuma) e seu tempo de experiência depois de formado.

Me passa isso por email, por favor, senão os comments do blog vão acabar virando bate-papo: duslompo@yahoo.com.br :-)

Abraço

Anônimo disse...

Olá Eduardo.
Eduardo você sabe me dizer se existe uma idade limite para se candidatar a um Visto de Residência Permanente?

Obrigado.

Eduardo Candido

Eduardo Slompo disse...

Oi Eduardo,

Não há limite de idade, mas a idade pode ajudar ou atrapalhar a sua pontuação no processo. Qual a sua idade? Vc é formado? Se sim, em que? Há quanto tempo?

Me responde por email: duslompo@yahoo.com.br.

Abraço

will disse...

E depois que voce comeca namorar uma Australiana, o que ela pode fazer pra te ajudar na renovacao do visto, sem ser necessario casamento?

Eduardo Slompo disse...

Vcs podem fazer uma união de facto, aí vc pode aplicar pro Partner Visa. Não sei exatamente como funciona a união de facto, você teria que dar uma pesquisada por conta pra entender os detalhes.

Sidcley Pereira Gomes disse...

Saudações Eduardo

Meu nome é Sidcley Pereira Gomes
Estou indo para Nova Zelândia agora no mês de agosto a fim de estudar inglês para o IELTS. Meu desejo era ir para Austrália, mas como o dólar está em alta decidi ir por um caminho mais barato.
Tenho 31 anos, tenho graduação em Ciências Física (licenciatura), Mestrado acadêmico em Engenharia Elétrica, estou terminando uma especialização em Ensino de Astronomia, sou professor efetivo pela rede pública estadual do Maranhão há 7 anos,há 1 ano estou como professor substituto de Física pela Universidade Estadual do Maranhão, em outras palavras, minha vida profissional aqui no Brasil sempre girou em torno da área de docência.
Além disso, em 2014 se Deus assim permitir estarei iniciando um Mestrado em Astronomia na modalidade a distância pela University of Southern Queensland.
Eu teria alguma chance de conseguir um trabalho como professor na área de Física (ou área de Ciências) na Austrália, ou o sistema educacional australiano é tão bom que a demanda de professores na área de Física (e as demais Ciências Naturais) é baixa?

Abraços

Eduardo Slompo disse...

Oi Sidcley,

Olha, infelizmente eu não sou a melhor pessoa pra te responder isso, não tenho ideia de como é essa área. Da sua enorme lista de conhecimentos (parabéns, a propósito), só o que sei é que Engenharia Elétrica tem muita demanda.

De qq forma, qd chegar por aqui vc vai conhecer muita gente e vai ter como fuçar pra descobrir os possíveis caminhos.

Foi mal não poder ajudar mais.

Abraço e boa sorte na jornada!!!

Anônimo disse...

Boa tarde! Eduardo, Estou indo para Australia com minha esposa e filha esse ano de 2014. Minha esposa completa 24 anos antes de irmos e esta se formando em estetica facial e corporal e massagem relaxante. Eu faço 34 anos depois que chegarmos ai na Australia, me formei agora em janeiro em martelinho de ouro (desamaço carro sem estragar a pintura) e termino o curso de mecanico de moto. Minha esposa nao fala ingles e eu arranho alguma coisa, por esse motivo vamos como estudante de ingles. Sei que as duas profissoes que tenho estao em demanda ai, ja as da minha esposa estou pesquisando.
O que vc acha?

Att
Leonardo

Eduardo Slompo disse...

Fala Leonardo,

Com certeza vai dar pra vcs arrumarem trabalho nessas áreas aqui, é tudo questão de tempo. No entanto, vão continuar com o visto de estudante, afinal essas profissões não dão visto de residência.

Qq coisa manda email: duslompo@yahoo.com.br

Abraço e boa sorte na jornada!

johnxemia@hotmail.com disse...

Boa noite, estou muito interessado em retirar o visto australiano e residir lá, tenho 4 anos de experiência em desenvolvimento de software e atuo nesta área no Brasil, será que consigo retirar o visto?

Eduardo Slompo disse...

Depende de vários outros fatores. Qual sua idade? Vc é formado? Se sim, em quê e há quanto tempo? Me responde por email (duslompo@yahoo.com.br) e a gente vai conversando :)

Eduardo disse...

Boa noite Eduardo!! Também me chamo Eduardo sou Dentista especializado em Radiologia tenho 41 anos casado e com filhos. Gostaria de saber se tenho chances de ter visto de residente? Caso tenha gostaria de saber o que preciso para conseguir? Parabéns pelo blog!! Grato Eduardo.

Eduardo Slompo disse...

Fala Eduardo,

Até onde sei vc tem chances sim, mas eu só conheço os detalhes do processo do visto de residência pra área de TI, não sei como funciona pras outras áreas.

De qualquer forma, pelo menos posso te dar um caminho inicial: dá uma pesquisada no site da ADC (www.adc.org.au/) sobre o Skills Assessment, é o primeiro passo no processo do visto de residência. Outra dica importante é vc dar uma pesquisada no Forum Canguru, lá tem muita info pra gente de todas as áreas de atuação.

Abraço e boa sorte na jornada! Ah, não esquece de dar uma olhada no "Post Mais Importante do Blog", o link tá lá em cima... :)

Eduardo disse...

Obrigado pela atenção !!

Eduardo Slompo disse...

Sem problemas, só não esquece de conferir o "Post Mais Importante do Blog" e tá tudo certo! :)

Unknown disse...

E ai Eduardo blz..
Cara eu tenho 35 anos, sou analista sênior em java...
Estou indo para austrália fazer um intercambio de 6 meses ELS.

Gostaria de ter a sua opinião, quanto a chance de arrumar um emprego na área de sistemas. O que tenho que fazer após fazer o curso para me tornar residente.

Agradeço pela força.

Eduardo Slompo disse...

Fala William,

O caminho pra ir do visto de estudante à residência consiste em três passos:
1- Conseguir emprego em IT
2- Conseguir o sponsor do seu empregador
3- Aplicar pra residência

O passo 1 é o mais difícil, já que o visto de estudante tem algumas restrições e por isso grande parte das empresas de TI não contrata quem tem esse visto.

Depois de conseguir emprego fica mais tranquilo, é só mostrar um bom trabalho pra poder convencer seu empregador a te dar o sponsor (visto de trabalho). Quando completar 2 anos com o sponsor vc já vai poder aplicar pra residência.

É um longo processo e não é fácil, mas muita gente consegue, tudo depende de correr atrás.

Abraço e boa sorte na jornada!

Ah, não esquece dar uma conferida no "Post Mais Importante do Blog", o link tá lá no alto da página. :)

Unknown disse...

Ola Eduardo é. Moraes tudo bem. Adorei seu Blog e
Te mandei um email . referente. Como é. O processo para solicitar residencia. Na australia . minha filha já. É. Residente. Mas nao sabemos como podemos. Solicitar um. O visto para nos. Tenho 59 anos eu e minha esposa . Trabalho na fiat aqui em sao paulo a 28 anos e. Mantive contato com uma cessionaria Fiat em gold coast. e por isso. e as postas se abrirão. Para mim mas gostaria de saber como funciona o ato de chamada pela minha filha .obrigado. Fico muito gratopor sua ajuda

Eduardo Slompo disse...

Acabei de responder seu email :)

Ana disse...

Eduardo, essa lista de profissões em demanda na Austrália costuma variar muito de um ano pra outro? Estou em dúvida sobre qual curso fazer, e tenho medo de tipo, ele estar na lista da demanda e quando eu estiver perto de me formar, 5 anos depois, ele nao estar mais. E qual o curso que voce recomenda, que voce acha que é muito difícil sair da lista, e muito facil de arrumar emprego? Sem ser Medicina hahah.. Obg por ajudar

Eduardo Slompo disse...

Oi Ana,

A lista muda todo ano em Julho, mas algumas áreas estão sempre lá. Minha recomendação é vc focar em algo em TI ou Engenharia, que estão na lista há anos e, ao que tudo indica, não vão sair tão cedo. :)

Abraço e boa sorte, qq coisa é só mandar email: duslompo@yahoo.com.br

Ah, não deixa de dar uma conferida no "Post Mais Importante do Blog", o link tá lá em cima... :)

Unknown disse...

Olá Eduardo, primeiramente parabéns pelo blog, está ajudando muito.
Tenho planos de migrar para Austrália, estou com 23 anos e ano que vem me formo em engenharia de computação (UnB). Já morei na Austrália, fui pelo programa ciência sem fronteiras e sou apaixonado pelo país. Gostaria de saber se tenho chances no visto de residente sem experiência profissional (experiência como estagiário apenas) ou você me recomendaria trabalhar por aqui antes como programador júnior ou talvez até algum outro caminho. Valeu! :)

Eduardo Slompo disse...

Fala Fernando,

O ideal pra quem quer construir carreira por aqui é tirar o visto de residência, mas pra isso vc precisa ter pelo menos um ano de experiência depois de formado, então eu recomendo vc ir com calma e esperar a hora certa. Aproveita esse tempo pra estudar inglês e guardar grana. :)

Ah, não deixa de dar uma conferida no "Post Mais Importante do Blog", o link tá lá em cima... :)

Abraço!