(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Finalmente, as praias de Sydney!

Andei dizendo por aí que Sydney tem 10 praias (no Facebook ou aqui no blog, não lembro). Não sei onde eu ouvi isso, mas na época não fui atrás de confirmar a informação e só hoje descobri que esse número está errado- COMPLETAMENTE errado: Sydney tem exatamente CINQUENTA praias (tá aqui a fonte da informação).

Elas são divididas em Northern Beaches (praias do Norte, 23 no total) e Southern Beaches (praias do Sul, 27 no total). As mais famosas são Manly, Bondi e Coogee.

Entre Bondi e Coogee existe um caminho famoso que dá prá fazer a pé, contornando a costa litorânea e passando por 5 praias no total:
  • Coogee
  • Clovelly
  • Bronte
  • Tamarama
  • Bondi

Esse famoso caminho tem no total 6 km e proporciona vistas maravilhosas, prá parar e ficar um bom tempo só admirando, principalmente prá quem gosta de natureza como a gente. Começamos o percurso em Coogee um pouco antes do meio dia e chegamos em Bondi às 4 e pouco da tarde. Foi cansativo, mas valeu cada minuto, como dá prá ver pelas fotos e vídeos desse post (foi difícil selecionar prá colocar aqui de tanta coisa linda que tinha, por isso tô vendo que o post vai ficar gigante... hehehe).
A imagem ao lado mostra o caminho que fizemos e cada ponto por que passamos (SUGESTÃO: clique nela prá ver ampliada em tamanho real e acompanhar o mapa conforme for lendo o post).


COOGEE BEACH

Começamos por Coogee Beach, uma das mais famosas, como já disse. É uma praia "normal", sem nada de muito especial, mas prá gente teve um "que" de especial, já que foi a primeira na vida que tivemos contato com o Oceano Pacífico. Mesmo não sendo tudo isso, ouvi falar que Coogee lota no verão



Mas o mais legal de Coogee mesmo foi que no caminho até a próxima praia, Clovelly, tinha uma pequena baía que dava prá ver da ponta de um penhasco. A vista é maravilhosa:






CLOVELLY BEACH

Continuando nossa caminhada sob o forte sol do meio-dia, chegamos em Clovelly Beach, uma praia bem diferente de todas as outras que já vi na vida. Ela é naturalmente represada por uma espécie de "cerca" de pedras, o que a torna especialmente propícia prá fazer mergulho, vide vídeo abaixo:


A água de Clovelly Beach é absurdamente transparente, nesse vídeo dá prá ver bem:




BURROWS PARK E WAVERLEY CEMETERY

No caminho entre Clovelly e Bronte (uma distância razoável) tem o Burrows Park e o Waverley Cemetery. Como assim? Waverley Cemetery? Sim, os australianos, construíram UM CEMITÉRIO DE FRENTE PARA O MAR. Bizarro... mas é verdade. O pior é que o cemitério é gigante, olhando pela foto do Google Maps lá no começo do post dá prá ter uma noção.



Agora sim, uma das melhores partes do passeio: o Burrows Park. Esse lugar disputa com Mackenzie's Point como o melhor local de observação. E tem até um clube com várias quadras dos mais variados esportes! Imagina jogar um futebolzinho vendo o Oceano Pacífico lá de cima? As vistas são do caralho... e dá-lhe câmera! Vale a pena olhar todas as fotos e vídeos, é LINDO DEMAIS!!!

Campo de bochas com o Pacífico ao fundo... isso é que é vida hein?

 Paisagem fantástica...

Sentado na beira do penhasco curtindo o momento, admirando a paisagem,
respirando o ar fresco do Pacífico e pensando em nada... Quer coisa melhor?

E, finalmente, os vídeos feitos do alto do Burrows Park, com algumas das vistas mais belas do passeio:






BRONTE BEACH

Continuando nossa caminhanda, chegamos em Bronte Beach, que na nossa opinião é a melhor praia das cinco que conhecemos. Coogee é uma praia normal; Clovelly é prá mergulho; Tamarama vem em seguida e tb é normalzinha; Bondi é a mais conhecida, com toda a badalação e tals, é bem massa... Mas nenhuma tem a beleza natural que Bronte Beach tem. Fotos e vídeos falam por si:







TAMARAMA BEACH

Depois da beleza estonteante de Bronte, chegamos em Tamarama Beach, que é uma praia "praticamente" normal. Digo "praticamente" porque ela tem uma característica meio peculiar: a distância de uma ponta à outra da praia é menor que a distância entre onde a areia começa e onde ela termina. Não entendeu? Veja o vídeo abaixo:

 



MACKENZIE'S POINT

Chegando à parte final do percurso, paramos em Mackenzie's Point, que como eu disse disputa com Burrows Park o "título" de melhor local de observação. Dessa vez não exageramos: apenas uma foto juntos e um vídeo que valeu o passeio:




BONDI BEACH

Finalmente, Bondi Beach, que além de ser a mais famosa e turística das praias de Sydney é também um bairro cheio de brasileiros - infelizmente muitos deles imigrantes ilegais que passam anos aqui vivendo em uma comunidade brasileira isolada que não fala inglês.

A praia é bem grande e bonita, lembra muito algumas praias do litoral paulista, com duas diferenças: ninguém usa guarda-sol e não tem barraquinhas nem vendedores ambulantes - e como isso faz falta! Prá comprar uma breja tem que sair da praia, atravessar o calçadão, atravessar a avenida e aí sim comprar em algum restaurante ou bar. Tirando isso, praia 10. Como já comentei antes, não bate Bronte, a minha campeã, mas também não faz feio.

 

Mesmo com sol forte, já eram 4 da tarde e o ventinho frio do Outono já tava soprando a toda. A água tava trincando de gelada, mas eu não ia admitir ir de Coogee até Bondi e não entrar no mar uma vez sequer!!!

Fui chegando perto da água...
Entrei até o joelho...
Desisti e voltei até a borda...
Fiquei em pé parado, olhando aquele marzão todo à minha frente...
Pensei...
Criei coragem...
Pensei mais um pouco...
Criei mais coragem...
E saí correndo de uma vez!!! hauahuahuahuau

Depois que você entra de uma vez o corpo acostuma, por mais gelada que a água esteja. Mas na hora de sair foi foda, passei um puta frio, ainda mais com aquele ventinho gelado soprando sem parar... Mas valeu a pena.

Resumo da história: 6 km de caminhada em 4 horas e pouco, visões de tirar o fôlego, praias, penhascos, baías e o Pacífico ao lado o tempo todo. Não preciso dizer mais nada.

13 comentários:

Davi Rodrigues disse...

Cara...eu já tinha visto alguns vídeos do caminho, mas nenhum post tão completo quanto o seu...é ANIMAL ver praias como estas, limpas, tranquilas, água mais do que transparente...muito bom! Enquanto isso, eu daqui continuo minha saga do estudo do ingles pro IELTS, vamo ve no que dá...abraço man!!!!

Davi Rodrigues

Flávia disse...

Nunca tive coragem pra fazer essa caminhada. Me deu até vontade, mas com a Clarinha fica meio complicado.
Nossa! Vc. foi muuuuito corajoso de entrar na água. Ela só fica menos congelante no verãozão.

Um abraço,

Flávia

Eduardo Slompo disse...

David, valeu ae meu, legal q ce curtiu... As praias são muito lindas, a paisagem tb... Continua firme ae q logo ce tá por essas bandas tb!!!

Flávia, tava muuuuuuito gelada a água mesmo... tanto q entrei um pouco e quase desisti... mas valeu a pena, não deu nem cinco minutos mas foi legal... hehehe

cely disse...

Adorei rever as praias que conheci em janeiro e fevereiro deste ano, só que meu passeio não foi tão completo como o seu. Agradeco poder matar saudades de momentos maravilhosos que passei aí. Sua seguidora,Cely

Eduardo Slompo disse...

Cely, nossa fiel seguidora! :-)

Gostou das praias quando veio conhecer né? Não dá prá não gostar...

Logo vou postar várias fotos e vídeos sobre os cangurus de Pebbly Beach, que são amigáveis e deixam a gente passar a mão, fomos conhecer no feriado que passou, é muito legal...

Júnior Salina disse...

Du... já foi pra Manly??? (as praias são mais simples, mass...)

Eduardo Slompo disse...

Manly tá na nossa "lista", assim que der vamos prá lá. É que a lista de lugares prá conhecer é gigante, então não sei qd vai ser a vez de Manly... hehehe

Abraço!!!

Vanfofis disse...

Ameeeeeeeeeeeei esse post, o mais lindo que vcs ja fizeram, adorei!!!
Beeeeeeijos Van

Eduardo Slompo disse...

Da hora que curtiu, Vanessa... E logo vai ter a sua foto aqui, não esqueci não! hehehe

Bjão!

Turino disse...

Este passei é realmente imperdivel, tambem fizemos quando estavamos em Sydney.
Concordo com voce, Bronte é o melhor pico, queria morar por ali, pena que é tão caro, hehe.
Abs.
Thiago.

Eduardo Slompo disse...

Nem fala, cara, Bronte é lindo demais. Quem sabe um dia... :-)

Abraço!

Karina Machado disse...

Adorei o post sobre as praias , realmente muito lindo e tinha uma curiosidade se a água era gelada ou não como no Rio, valeu pela informação. Abraços.

Eduardo Slompo disse...

Oi de novo Karina,

Realmente as praias aqui são demais. Não vemos a hora de chegar o verão pra conhecer uma por uma... :-)