(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

domingo, 27 de dezembro de 2015

Post Especial de Fim de Ano: Cervejas Australianas

Vim pro Brasil passar Natal e Ano Novo com a família e uma coisa que não me saía da cabeça desde que cheguei era qual seria o post especial de fim de ano. Estava sem ideias, mas foi só tomar o primeiro gole de Brahma que a ideia veio de imediato - não pelo efeito do álcool, mas sim pelo sabor da cerveja. Com um churrasco atrás do outro, muita Brahma pra baixo e uma saudade cada vez maior das cervejas australianas, a ideia ganhou força e virou esse post. :)

Essa imagem está longe da realidade.
Leia o post completo e vai entender... ;)
Pra quem gosta de apreciar a bebida pelo seu sabor e não simplesmente pra encher a cara, a Austrália é um prato cheio. As cervejas são, na maioria dos casos, encorpadas, saborosas e feitas com ingredientes de qualidade. A diferença é tanta que toda vez que venho pro Brasil tenho a impressão de estar tomando cerveja diluída em água.

Pode parecer esnobe e exagerado, mas quem me conhece sabe que não tenho disso - é simplesmente a mais pura verdade. Pra efeito de comparação: a Heineken, que no Brasil é considerada forte e saborosa, na Austrália é, pra grande parte dos apreciadores, uma das que sobram na geladeira.

Assim como tudo que tem um sabor novo e "desafiador", não é amor à primeira vista, mas depois que o paladar se acostuma não tem mais volta. Nas minhas primeiras semanas de Austrália, lá em Fevereiro e Março de 2011, eu também achava as cervejas locais muito fortes, mas foi só questão de tempo pra me acostumar. Lembro certinho de quando fomos jantar em um restaurante brazuca depois de uns 6 meses morando em Sydney e, ao pedir uma Skol e beber o primeiro gole, ter aquele momento de dúvida: "será que tá tudo certo com essa cerveja? Parece que diluíram em água, tá estranho isso aqui!" Cheguei a trocar uma ideia com o garçom, que era australiano, e ele me disse que era apaixonado pelo churrasco brasileiro, mas não gostava das cervejas, que eram "too watery" (muito aguadas) pra ele.

Um detalhe interessante: o teor alcoólico é o mesmo das cervejas brasileiras, sempre variando entre 4 e 5%.  O que muda são os ingredientes e o modo de preparo.

Cerveja mais consumida por estado
A variedade é outro ponto positivo. Não bastassem as inúmeras opções de cervejas locais, o número de importadas que são fabricadas localmente e, por conta disso, podem ser encontradas com facilidade e com os mesmos preços das locais também é grande: Peroni (italiana), Asahi (japonesa), Heineken (holandesa), Guinness (irlandesa), Beck's (alemã), Stella Artois (belga), Kirin (japonesa), Carlsberg (dinamarquesa), Birra Moretti (italiana), Corona (mexicana), Budweiser (americana), Hoegaarden (belga), Leffe (belga), Kilkenni (irlandesa), Miller (americana), Grolsch (holandesa)... e a lista continua com outras marcas não tão famosas.

A maior fabricante de cervejas da Austrália é a Lion, que é responsável pelas principais marcas de cerveja do país. O stand da foto abaixo, parte de uma campanha publicitária bem massa da Lion, foi montado em pontos de ônibus espalhados pelo país. A campanha, chamada "Beer, The Beautiful Truth", tem como principal fator de venda o fato de que a maioria das cervejas manufaturadas pela Lion é, em média, 99.9% livre de açúcar. O site da campanha, que conta com informações sobre o processo de fabricação das cervejas, quizzes e vídeos, pode ser visitado AQUI. Vale a pena uma espiada, tem muita informação interessante.

No entando, a Lion, mesmo com toda essa variedade, está longe de ter um monopólio como o que a Ambev tem no Brasil, por exemplo. Separei algumas imagens que mostram bem o número de opções por aqui:
Diferentes opções numa LiquorStore

Aqui a continuação do freezer da foto anterior, na mesma LiquorStore

Pesquisa online sobre alguns dos tipos de cerveja que é possível encontrar no país

 Continuação da pesquisa, com outra lista de cervejas

A segunda maior fabricante é a Foster's, que recentemente mudou de nome pra Carlton & United Breweries. Uma curiosidade interessante sobre a companhia é que eles fabricam a Foster Lager, a cerveja australiana mais conhecida globalmente e que foi, em 2005, uma das dez cervejas mais vendidas no mundo, mas que é praticamente inexistente no mercado local (eu mesmo nunca experimentei, já que nunca vi uma pra vender em Sydney ou em qualquer outra cidade australiana que visitei).

Pra quem estiver no Brasil e quiser experimentar, pesquise no Google por "cervejas australianas no Brasil", dá pra achar algumas importadoras que vendem no país. A variedade é pequena, mas já dá pra ter uma noção do sabor.

Abraço a todos e valeu por mais esse ano de blog! Feliz 2016!


19 comentários:

Anônimo disse...

Fosters é bem famosa aqui no Reino Unido tb!

Eduardo Slompo disse...

Pois é, tem Fosters no mundo todo, só na Austrália que não! :-D

Anônimo disse...

Olá, tudo bem, vc pode me ajudar na procura de um agente de imigração? AbC
felipecoelhomed@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Eduardo,

Tenho uma dúvida, gostaria de saber se é necessário ter cursado uma faculdade aqui no Brasil para conseguir visto na área de TI na austrália.

Já trabalho à mais de 5 anos como programador, em pequenas agências e grandes empresas, queria saber se tenho alguma chance sem um diploma.

Obrigado

Eduardo Slompo disse...

Felipe, acabei de te enviar um email.

Anônimo (vc não colocou seu nome), sem diploma superior são necessários pelo menos 8 anos de experiência pra poder aplicar pro visto de residência. Me manda um email (duslompo@yahoo.com.br) e a gente vê as outras possibilidades.

Unknown disse...

Olá, acabei de ver um artigo seu de 2011 http://www.tiespecialistas.com.br/2011/07/ti-na-australia-um-mar-de-oportunidades/

Gostaria de saber como esta o mercado para desenvolvedores java na austrália, sou de são paulo capital, formado em sistemas de informação pelo mackenzie e tenho 3 certificações de java pela oracle, 10 anos de experiência... etc rs, poderia dar me dar uma atualizada por favor?

Valeu!

Eduardo Slompo disse...

Fala Ronaldo,

O mercado tá excelente pra Java. Eu trabalho com isso e sinto na pele o quão aquecido tá, e isso já vem de vários anos e tende a continuar.

Sua formação foi de bacharel ou tecnólogo? Quanto tempo faz que vc se formou? E seu inglês, como tá? Me responde por email e eu vou te dando um help: duslompo@yahoo.com.br

Abraço

Unknown disse...

Olá sou Thiago Albiero Diragitch e minha noiva achou seu blog e adoramos.

Bom, falar de como tirar a residencia e dicas eu vou fazer pelo email, pode ser?

Agora sobre cerveja australiana, tenho minha preferida. É a pale ale da Little Creatrures, uma cervejaria muito legal que tem em Melbourne mas a sede fica em Fremantle - WA.

Abraço e vou ler outras coisas do seu blog.


Eduardo Slompo disse...

Fala Thiago,

Acabei de responder seu email.

Velho, eu sou fã da Pale Ale da Little Creatures, é uma das minhas prediletas! Quando fomos conhecer Perth eu fiz questão de conhecer a Brewery deles, jantamos por lá, foi muito top! Deu até vontade de abrir uma só de falar... haha

Abraço!

Mayke Willian disse...

E ai Eduardo, tudo tranquilo?

Impressionante a coragem de vocês. Parabéns.

Eu estou no terceiro ano de Engenharia Civil e tenho algumas dúvidas e até mesmo gostaria de indicação de um agente de imigração.

Por favor, se puder me enviar um e-mail para que eu possa tirar algumas dúvidas sobre vistos, validação de diploma, etc.

maykewgf@gmail.com.

Fico no aguardo, obrigado.

Eduardo Slompo disse...

Mayke, acabei de te enviar um email.

Unknown disse...

Fala Eduardo, gostei do seu blog e do seu interesse em ajudar pessoas. Meu nome é Carlos Henrique, estou pesquisando como seria viver e trabalhar na Austrália, tenho vontade de deixar o Brasil com toda a minha Família. Vou deixar meu e-mail e se VC puder, agente mantém contato e te passo tudo que faço no Brasil e porque estou querendo mudar. Desde já agradeço.

goncalvesinbuzios@gmail.com

Abraço.

Eduardo Slompo disse...

Carlos, acabei de te mandar um email.

Unknown disse...

Fala Eduardo, cara estou no terceiro ano, querendo fazer um curso superior de TI que junte o útil ao agradável (oportunidade de sair do país e fazer algo que eu gosto) Eu queria saber qual das profissões de demanda corresponde a Engenheiro da Computação, Ciência da computação e Sistemas de informação, não achei essas profissões traduzidas ao pé da letra no site da imigração australiana, e qual dessas você acha que terá um mercado melhor no longo prazo?

Eduardo Slompo disse...

Fala Renan,

As seis profissões reconhecidas pela ACS nesse documento aqui (http://www.border.gov.au/Trav/Work/Work/Skills-assessment-and-assessing-authorities/skilled-occupations-lists/SOL) são todas possíveis pra quem se forma em qualquer um dos 3 cursos superior q vc listou. Em outras palavras: depende da área em que vc se especializa depois que se forma, e não de qual curso fez.

Eu recomendo vc partir pra Ciência da Computação e se especializar em desenvolvimento de software (a famosa "programação"), que tem muita demanda e paga bem.

Abraço!

PS: Não esquece de dar uma conferida no "Post Mais Importante do Blog", o link tá lá em cima. :)

Anônimo disse...

E aí na Austrália eles fazem muita cerveja artesanal? É um mercado interessante?

Eduardo Slompo disse...

Tem muito pub aqui que faz a própria cerveja, o que é bom pra quem gosta de sempre experimentar novos sabores. Além disso, tem também o pessoal que faz em casa por hobby... acho que no geral é um mercado interessante sim :)

SANTIAGO disse...

Adorei as informações ! Sou mestre cervejeiro trabalhei muitos anos na AMBEV e estou indo em junho como estudante para Brisbane, tentarei um emprego em alguma cervejaria se tiver algum concelho ou ideia para qual cervejaria seria melhor para futuramente conseguir um sponsor agradeço !

Eduardo Slompo disse...

Fala Santiago,

Mestre cervejeiro deve ser um trabalho bem interessante! Não tenho nenhuma sugestão em mente, recomendo vc entrar no grupo Brasileiros em Brisbane do Facebook e perguntar por lá, com certeza alguém vai poder ajudar. :)

Abraço e boa sorte na jornada!

PS: Não esquece de dar uma conferida no "Post Mais Importante do Blog", o link tá lá no alto da página. :)