(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

sábado, 7 de junho de 2014

Gumtree, o "Mercado Livre da Austrália"

Quem nunca comprou ou vendeu algo no Mercado Livre? Lembro que minha primeira compra nele foi um processador Pentium 166 usado pra fazer um upgrade no meu Pentium 100 (vixi, tô velho). Na época o site ainda se chamava Arremate (vixi, tô velho MESMO... haha) e lembro certinho que fiquei extremamente apreensivo com a compra, morrendo de medo de ser enganado - afinal de contas foram mais de R$200,00 investidos no processador.

Memórias desenterradas à parte, vamos ao objetivo desse post: falar sobre a "versão australiana" do Mercado Livre, o Gumtree (link AQUI). Com design simples e usabilidade mais simples ainda, o site é extremamente popular por aqui - justamente pela simplicidade. Comprado pelo eBay em 2005, o Gumtree foi ao ar pela primeira vez nos anos 2000 em Londres e desde então cresceu exponencialmente e hoje já cobre 11 países, entre eles a terra dos cangurus.

Eu já perdi a conta de quantas compras e vendas fizemos nele nesses pouco mais de três anos morando aqui, mas uma coisa é fato: os negócios que dá pra fazer são "da China". Tem muito australiano que tem a cultura de vender produto usado por um valor que simplesmente cubra o quanto se precisa no momento, não pelo preço que o produto efetivamente vale. É cada barganha que a gente fica até desconfiado se não tá sendo enganado. Alguns exemplos:

- Compramos uma televisão de plasma de 50 polegadas funcionando perfeitamente por 150 dólares. A história foi a seguinte: o cara tinha comprado ela nova pra colocar no quarto da filha, mas depois de instalar percebeu que era muito grande pro tamanho do quarto e decidiu que uma de 29 seria melhor. O que ele fez? Checou o preço de uma de 29 nova e anunciou a de 50 usada exatamente por esse preço, sem se importar se ela valia muito mais.

- Comprei um camcorder da Sony novinho por 100 pilas. A história? A mulher ganhou de presente mas como não ia usar muito decidiu vender por um valor suficiente apenas pra comprar dois iPods pras filhas gêmeas. Valia no mínimo 200 dólares e ela vendeu por 100.

- O microfone do meu estúdio é o famoso AKG C414, um dos mais populares microfones pra gravação de vocais da história da música. Quando comecei a montar o estúdio, cerca de dois anos atrás, é óbvio que eu nem cogitava ter um microfone desses, afinal de contas um novo custa cerca de 1200 dólares. Resolvi fuçar no Gumtree "só de brincadeira" e achei um por 600 pilas - o moleque comprou novinho pra gravar o CD dele em casa mas quando acabou decidiu que dali pra frente só ia gravar músicas instrumentais e vendeu o mic pela metade do preço.

- A lista é longa: sofá de mais de 1000 dólares por 200 pilas (essa barganha foi a Mi que achou), câmera Cybershot Sony por menos da metade do preço, impressora multifuncional por 40 dólares, baixo elétrico também por 40 doletas, geladeira, máquina de lavar, mesa, escrivaninha, laptop...

O único ponto negativo é a ausência de um sistema de intermediação das compras e vendas, assim como o Mercado Livre ou o eBay têm. No Gumtree o anúncio já tem o telefone do vendedor e o site não participa em nada da negociação, cabe às partes interessadas se comunicarem e acordarem todos os detalhes do negócio: preço, forma de pagamento, condições do produto, garantia, forma de entrega etc. Imagino que isso talvez vá contra o princípio de simplicidade do site e por isso tenha sido deixado de lado.

Em resumo: se você mora na Austrália, tá querendo comprar algo e não se importa se for usado desde que esteja em boas condições, fique de olho no Gumtree. Claro que não são todos os anúncios que são barganhas - tem que ter paciência e ficar acompanhando, mas cedo ou tarde aparece o que você tá procurando por um precinho camarada.


4 comentários:

William Carvalho disse...

Olá Eduardo!
Eu venho acompanhando seu blog faz muito tempo, parabéns pelas postagens são extremamente uteis.
Ví que você citou sobre o microfone akg, aqui no Brasil é um absurdo o preço destes equipamentos de aúdio, uma dica se puder fazer um post sobre equipamentos de aúdio ai na Austrália fico feliz. Tenho certeza que muitos leitores aqui também tem esta paixão por aúdio.
Obrigado!

Eduardo Slompo disse...

Fala William,

Pois é, cara, o AKG que comprei é o C414 XLII, no Brasil tá mais de 3 mil reais!

A ideia do post é ótima, não tinha pensado nisso, vou colocar na lista de posts a fazer. :)

Abraço

Daniel disse...

Faz um post do clima da copa ( se é que existe ) na Austrália!

Eduardo Slompo disse...

Boa ideia, Daniel, vou anotar aqui, valeu!