(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cruzando os Céus de NSW como Co-Piloto!!!

Um fim de semana desses fui convidado por um amigo que é piloto de avião (Arthur Popov, russo, vídeos dele AQUI) pra ser o co-piloto - entenda-se "cara que senta ao lado do piloto e fica só fazendo perguntas e batendo fotos o voo todo" - em um voo ida e volta de Sydney a Cooma, que é uma cidadezinha uns 400km ao Sul de Sydney, em um bimotor.

Ele iria fazer o voo pra acumular horas no brevê e poder fazer o teste pra pilotar voos comerciais e eu obviamente aceitei o convite de imediato. Sou fã de aventuras, principalmente nas alturas (fiz até um post com fotos e vídeos do pulo de pára-quedas que fiz alguns meses atrás, link AQUI), então é claro que não ia perder uma oportunidade dessas - ainda mais de graça!

Decolamos do aeródromo de Bankstown (bairro no Oeste de Sydney) em torno do meio-dia e pouco antes das duas da tarde já estávamos em Cooma. A velocidade média foi de 140 nós, cerca de 260km/h, e a altitude foi de 8500 pés, cerca de 2600 metros.

Um parênteses rápido: pra quem tiver interesse, o aeródromo de Bankstown oferece um voo introdutório de uma hora por 180 dólares. Se quiser levar a brincadeira adiante, aí os custos começam a crescer: aluguel de aviões, combustível, exames etc.

Voltando: não preciso nem falar que as paisagens vistas lá de cima foram fenomenais. A sensação é muito massa, uma mistura de tranquilidade e encantamento que não dá pra descrever, só estando lá pra saber. Além de tudo isso, o Arthur ainda me deixou pilotar um pouco na volta, foi animal! Selecionei os melhores momentos que filmei e pus no vídeo abaixo. Tem decolagem, manobras, vista do painel, aterrisagem, paisagens... ASSISTA, vale a pena:


Tem também o vídeo da câmera da traseira do avião. Acelerei a vídeo do trecho de ida (1h40min) em um pequeno vídeo de 3 minutos, confira, é muito massa:


AGORA AS FOTOS: primeiro algumas de dentro do avião:
Inclinação com relação ao horizonte

Altitude (8400 pés nessa foto)

O painel

A bússola

Velocidade Vertical (o avião tava subindo no momento da foto)

Velocidade Horizontal (140 nós no momento da foto)

Mais uma do painel

Arthur corrigindo a rota durante o voo

O GPS

Configurações do Piloto Automático

Total de Horas de Motor funcionando (o equivalente à quilometragem nos carros)

Arthur, o piloto

Eu pilotando por alguns minutos

Agora um pouco das paisagens:
Cooma Snowy Montains (sim, aquilo é neve!)

Nuvens ao longe

Praias ao Sul de Illawarra

Centro de Sydney

Illawarra Beach

Lake Cataract

As mesmas praias ao sul de Illawarra, agora de um ângulo diferente

Woollongong

Região de Bankstown, logo após a decolagem

Lake Illawarra



9 comentários:

Paulo Araujo disse...

Por alguns momentos, os céus da Austrália nunca estiveram tão perigosos. hehe
Esse negócio de acumular horas de voo é uma facada e tanto para o pessoal que quer ser piloto, mas deve ser doido demais.

Eduardo Slompo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk minutos de muito perigo... hehehe

Pois é, cara, ele me disse que já gastou uma puta grana. Esse voo, por exemplo, custou em torno de mil dólares pra ele acumular 4 horas e ele já tem 165 horas no total! Por aí vc imagina o quanto ele já gastou com a brincadeira...

Unknown disse...

Olá Eduardo..Meu nome é Monica.. estou acompanhando o blog há algumas semanas... sou amiga do Piero irmão da Emili e estou embarcando em agosto... já troquei alguns emails com a Emili e agora estou começando a ler tudo desde o começo... muito legal!! estou amando... e toda vez que eu leio, fica ainda mais ansiosa, rs...Parabens pelo blog!!

Me deu uma vontade maluca de faz um pra mim também, rs...

7 de junho de 2013 02:51

Unknown disse...

deu vontade e eu fiz um, rs... adicionei o blog de vocês lá.. tudo bem??? http://www.bolsadecanguru.blogspot.com.br/

Tiago disse...

As praias ao sul são lindas iguais as minhas praias de MG hehehe..
Maravilhoso esse passeio..

Eduardo Slompo disse...

Isso aí, Mônica, manda bala em um blog pra vc, é o melhor jeito de manter a família e os amigos do Brasil por dentro do que está acontecendo por aqui. :-)

Legal que curtiu o nosso blog, não deixe de acompanhar!

Eduardo Slompo disse...

Nem fala, Tiago, foi uma experiência muito top, se não fosse tão caro eu até animaria fazer um curso de pilotagem... hehehe

Unknown disse...

Que animal Eduardo, deve ser uma experiência fenomenal pilotar esse "passarinho".

Eduardo Slompo disse...

Nem fala, cara, é muito massa. Só de estar lá sentado curtindo a sensação e a vista já vale a pena, pilotar é o de menos.

Abraço!