(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Seleção de Futebol Australiana e um pouco do Futebol na Austrália

Há muito tempo venho planejando postar sobre o futebol na Austrália e sobre a seleção australiana e acredito que esse seja o momento mais apropriado, já que o esporte está em pauta/alta tanto no Brasil quanto por aqui: no Brasil com a Copa das Confederações e por aqui com a eminente classificação da seleção australiana pra Copa do Mundo.

O "mergulho de Fábio Grosso" em 2006
A seleção australiana de futebol tem ganhado força na última década com duas classificações consecutivas para a Copa do Mundo e grandes chances de conseguir a terceira. Depois de amargar um longo jejum de 32 anos (a última classificação havia sido na Copa de 1974, quando muitos dos leitores desse blog ainda não eram nascidos), a classificação para a Copa de 2006 foi muito comemorada e aproveitada: o time fez bonito e se classificou para as Oitavas de Final, mas acabou sendo eliminado pela poderosa Itália, que semanas mais tarde viria a sagrar-se campeã do torneio ao bater a França na grande final, aquela com a fatídica cabeçada de Zidane em Materazzi.

Essa eliminação é lembrada até hoje por só ter ocorrido devido a um erro ridículo da arbitragem, que inventou um pênalti pra Azzurra já nos descontos do segundo tempo. O pênalti, apelidado de "O mergulho de Fabio Grosso", foi convertido e definiu o placar de 1 a 0 que mandou os ozzies de volta pra casa de forma cruel e injusta. Pra quem quiser ver, segue link do vídeo de dois minutos com o lance todo AQUI.

Na Copa seguinte, em 2010, os Socceroos (apelido dos jogadores da seleção australiana) não foram tão bem, terminando em terceiro lugar do grupo e consequentemente não chegando às Oitavas. Pra Copa de 2014 a situação está confortável: o time vem de uma sequência de bons jogos e está bem confiante, dependendo apenas de uma vitória aqui em Sydney amanhã contra o Iraque pra carimbar seu passaporte pra Copa. Mesmo em caso de empate ou derrota, pode acabar se classificando dependendo do resultado do jogo entre Omã e Jordânia. Ainda assim, caso não se classifique amanhã (o que é bem improvável), vai poder lutar por uma vaga contra outros dois times na repescagem, um da Ásia e um da América do Sul.

O jogo decisivo
O jogo de amanhã está recebendo enorme destaque da mídia popular, tanto na TV aberta quanto no rádio, nos jornais e na Internet, e é legal ver o quanto o futebol vem ganhando popularidade no país. Apesar de ser o esporte mais praticado na Austrália, não é o mais acompanhado e infelizmente ainda está longe de receber a atenção que o Rugby, o Críquete e o Futebol Australiano recebem por parte da mídia esportiva. Felizmente isso está gradativamente mudando, em grande parte graças ao relativo sucesso dos Socceroos nas últimas duas copas e na etapa classificatória da atual, mas também graças aos investimentos dos times locais, como o Sydney FC que trouxe o craque Alessandro Del Piero pro time.

O coração é e sempre vai ser brasileiro, mas é claro que rola um carinho especial pela seleção australiana. Tomara que ambas não se cruzem na Copa, porque obviamente vou torcer pro Brasil mas vou estar triste por ter que torcer contra a Austrália. GO SOCCEROOS!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Grande Eduardo!!
Caso estejam precisando de um camisa 10 pra seleção australiana, avisem eles pra me procurar. kkkkkkkkkkkkkkk

Abraço

Eduardo Slompo disse...

Opa, pode deixar!!! Manda seu CV pra eles! :-)

Abraço

Unknown disse...

Fala Eduardo, gostei bastante do texto e continuo acompanhando as notícias do blog. Abraço!

Eduardo Slompo disse...

Falae, Matheus! Legal que curtiu, cara, cuntinua acompanhando! :-)

Ah, respondi seu email há algumas horas.

Abraço!