(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Curiosidades da Austrália (Parte 6)

Mais um pouco de curiosidades da Austrália (cultura inútil, na verdade). Se você não viu as partes de 1 a 5, seguem os links: PARTE 1, PARTE 2, PARTE 3, PARTE 4 e PARTE 5.

- O ano fiscal vai de 01/07 a 30/06 e, assim como aí, existem diferentes faixas, desde o isento até a maior taxa (cerca de 45%) e a dedução na fonte é baseada no ganho anual, não no mensal. A diferença principal é que os impostos são revertidos em benefícios para o povo e não em viagens, carros de luxo, mansões e castelos.

- Quando o assunto são alimentos em geral, muita coisa é vendida em tamanho família: 3 litros de leite ou de suco, 1kg de catchup, 1kg de M&M's, 1kg de Nutella... e por aí vai. Tem também as versões menores, claro, mas quase sempre compensa comprar a versão "pra gordo".

- Faltou criatividade na hora das emissoras de TV aberta escolherem seus nomes. A maioria dos canais tem por nome o seu número (One, Seven, Nine, Ten, Eleven), salvo as exceções SBS, ABC, GEM e GO. A Seven foi além e se subdividiu em três. Adivinha os nomes? Seven ONE, Seven TWO e Seven MATE (certeza que eles perceberam que ia ficar feio se fosse "Seven THREE" e mudaram).

- A moeda australiana é o Dólar Australiano. As notas são em diferentes tamanhos conforme o valor (quanto maior o valor, maior a nota) e as moedas tem um esquema todo próprio de tamanho e cores: as moedas prateadas, mais finas, são de centavos e são mais finas e as douradas, mais grossas, são de dólares inteiros. Além disso, nas douradas o tamanho é inversamente proporcional ao valor: a de um dólar é grande e a de dois dólares é minúscula. O valor atual do dólar australiano é cerca de R$2,10, mais que o dólar americano.

Ainda sobre a moeda: a nota de 100 é relativamente rara. Mesmo que você saque $1000, provavelmente vai receber tudo em notas de 50.


2 comentários:

Denise disse...

Ih, então eu sou exceção, só recebo em nota de 100, tenho uma coleção já em casa (preguiça de depositar no banco...rs)

Abs,
Denise

Eduardo Slompo disse...

Hahaha, sério? Vai ver então depende do banco... :-)