(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

domingo, 8 de abril de 2012

Dicas de Turismo na Austrália

Há algum tempo o pessoal do Correio Braziliense entrou em contato com alguns de nós, blogueiros brasileiros morando na Austrália, pedindo textos e dicas de turismo na Austrália. O motivo foi o novo sistema de obtenção do visto de turismo australiano implantado na metade de Fevereiro, totalmente online e extremamente rápido (o visto sai em menos de 48 horas). A reportagem final, "Austrália: blogueiros brasileiros dão dicas de turismo no país da Oceania", está AQUI pra quem quiser ver. Tá bem massa, recomendo.

Como o texto que eu escrevi acabou ficando muito grande pra reportagem, o pessoal do jornal fez um resumo e publicou só algumas partes, já que tinham textos de outros blogueiros pra serem publicados também. Sendo assim, resolvi publicar o texto na íntegra por aqui. Se você está pensando em vir passar um tempo na terra dos cangurus, não deixe de ler...


"Algumas coisas que você, futuro turista na Austrália, precisa saber antes de vir pra cá: a Austrália é um país multicultural. Há 20 anos as portas estavam completamente escancaradas para os imigrantes, o que fez com que a população australiana passasse por uma forte miscigenação. Por conta disso, o que se vê pelas ruas é uma mistura de gente de todo canto do mundo. Os australianos estão super acostumados com isso e não têm o menor preconceito. Brasileiros em especial são muito queridos por aqui.

Das 10 melhores cidades do mundo pra se viver, 4 são australianas (Sydney, Melbourne, Perth e Adelaide). Aqui as cidades são limpas e não têm poluição, congestionamentos, violência ou corrupção (a Austrália é o nono país menos corrupto do mundo, enquanto o Brasil está na 62a posição). Há belezas naturais, praias e parques por todo canto, o transporte público é muito bom e o clima é idêntico ao brasileiro. O povo é educado, tranquilo e sempre disposto a ajudar - a frase que o australiano mais diz é "no worries, mate", algo como "desencana, cara" -, por isso não se preocupe se o seu inglês estiver enferrujado e você não entender o que o pessoal disser: é só pedir pra repetir que ninguém vai achar ruim. A gente costuma dizer brincando que se você quiser treinar o inglês é só abrir um mapa na estação de metrô e fingir que está perdido: quando menos esperar vai estar cheio de gente te oferecendo ajuda - assim é o australiano.

Os passeios mais famosos na Austrália estão todos em Sydney: Harbour Bridge, Opera House, Royal Botanic Gardens, Sydney Aquarium (um dos mais lindos aquários do mundo), Taronga Zoo (não deixe de fazer o encontro com os coalas, dura 20 minutos e custa 20 dólares pra um grupo de até quatro pessoas), Sydney Tower, Sydney Olympic Park (sede das olimpíadas de 2000), Blue Mountains, Jenolan Caves (um conjunto de cavernas lindíssimas) e, obviamente, as praias. Sydney tem 50 praias, todas muito bonitas, então opções não vão faltar: Bondi, Manly, Bronte e Coogee são bem agitadas, enquanto Balmoral, Collaroy, Camp Cove e Fairlights são mais tranquilas.

É claro que o resto do país também tem opções de turismo: Gold Coast é uma cidade no Nordeste australiano muito famosa pelas praias e pelos parques temáticos. Cairns fica ao Norte de Gold Coast e é o melhor ponto pra quem quer fazer mergulho na Grande Barreira de Corais. Melbourne é a capital dos esportes, onde tem o GP de F1 em Março e o AUS Open de tênis em Janeiro, além de ser um paraíso culinário, com restaurantes aos montes. Uluru, também conhecida como Ayers Rock ou Red Centre (Centro Vermelho), é uma enorme rocha bem no meio do país, com 350 metros de altura e 10 quilômetros de circunferência, que "muda de cor" conforme o horário e o ângulo de incidência dos raios solares. Se você for um turista com tempo, existe um trem que atravessa o país em dois dias, saindo de Darwin, cidade no extremo Norte, e chegando em Adelaide, no Sul, passando pelo Centro Vermelho.

Mesmo com todas essas opções, é óbvio que alguns lugares só são descobertos por quem efetivamente vive aqui, então aproveite as dicas de ouro que vou dar a seguir: se você gosta de vinhos, há uma região cerca de 200km ao Norte de Sydney chamada Hunter Valley, cheia de vinícolas, com degustação liberada e vinhos deliciosos a preços excelentes. Dá pra passar um dia inteiro indo de vinícola em vinícola, degustando vinhos e queijos - só tome cuidado pra não abusar no álcool. Pra quem gosta de animais, há uma praia cerca de 200km ao Sul de Sydney chamada Pebbly Beach que é povoada por cangurus. Vale a pena visitar o lugar no período da tarde, que é quando os bichinhos saem da mata e vão pra areia da praia. Dá pra ver no mínimo 30 cangurus espalhados pela praia (incluindo algumas fêmeas com o filhote na bolsa!) e quem quiser brincar com os animais pode ir sem medo, já que eles são super mansos e estão acostumados com o ser humano.

Se você gosta de uma cervejinha, é obrigatório experimentar as cervejas australianas, bem mais encorpadas e saborosas que as brasileiras. A variedade é enorme e há opções pra todos os gostos: pilsen, dry, pale ale, golden ale, escura e até cerveja de mel.

Mais uma dica de ouro pra você não ser um turista despreparado: pra poder dirigir aqui é só trazer uma tradução juramentada da carteira de habilitação brasileira. Só tome cuidado porque aqui é mão inglesa, então o ideal é ir com calma no começo até acostumar com o trânsito "ao contrário".

Infelizmente, todo turista que vem pra cá tem que ter o bolso preparado: as coisas aqui são mais caras que no Brasil. Uma refeição boa sai por uns 15 dólares e uma cerveja em qualquer pub custa no mínimo 6 dólares, por isso é importante se planejar adequadamente no aspecto financeiro.

Tirando esse único ponto negativo, a Austrália é um destino fantástico pra turismo e sem sombra de dúvidas uma viagem que vai render histórias, fotos e experiências pra vida toda."



7 comentários:

diego viniciud disse...

Otimas dicas! Me amarrei na praia dos cangurus, nem imagino tao diferente assim hehe... Eu sou aki d bsb mas n xeguei a ler essa noticia do correio, vo da olhada nela.

Unknown disse...

Olá Eduardo, tudo bom?

Excelente Blog.

Tb trabalho com desenvolvimento web (Java, C#, RoR, Grails e etc) e tenho desejo de ir trampar fora. Mas esbarro na fluência no Inglês..

Deixa eu perguntar: eu não achei o twitter do seu blog, ou vc posta as suas atualizações no seu twitter? Pode passar? Eu quero seguir e acompanhar as atualizações.

Valeu, e boa sorte.

Eduardo Slompo disse...

Fala Diego,

Pois é, cara, a praia dos cangurus é animal (literalmente). Procure no blog pelos posts de lá, tem fotos e vídeos, muito legal mesmo.

Abraço



Fala Rogério,

Não uso twitter pra divulgar o blog, mas vc pode "assinar", é só cadastrar seu email (na coluna à direita tem várias seções e uma delas é "Receba novos posts por email").

Vc é formado? Se sim, em que? Me manda um email (duslompo@yahoo.com.br) q eu dou uma olhada se vc é elegível ou não pro visto de residência.

Abraço

Anônimo disse...

Oi, parabéns pelo blog estou adorando, e olha que foram algumas horas para ler ele desde o começo. Estou esperando o próximo post. Vi que você tem deixado seu e-mail para algumas pessoas entrar em contato com você. Sendo assim nesse final de semana vou te escrever perguntando algumas coisinhas. Assim que tiver um tempo me responda.
Eu e meu namorado trabalhando com TI, e estamos adorando a ideia de planejar (longo prazo) nossa imigração para Austrália.

Abraço,
Juliana de Campos.

Eduardo Slompo disse...

Oi Juliana,

Legal que curtiu o blog. Fique à vontade pra mandar email, é sempre um prazer ajudar.

Abraço

Carol Vieira disse...

Olá Emili e Rduardo.

Parabéns pelo blog, estou lendo tudooo sobre Austrália pq estou indo com meu marido mês que vem.
Estou grudada aqui no blog para não perder mais dicas de futuras viagens!!!
Abraços.

Eduardo Slompo disse...

Oi Carol,

Legal que curtiu, continue seguindo que vem mais dicas por aí... :-)

Abraço e boa viagem pra vcs!