(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Um ano de Austrália!

Hoje faz exatamente um ano que desembarcamos em Sydney. Desde então, muita coisa aconteceu. Bin Laden foi encontrado e morto, Amy Winehouse e Whitney Houston sucumbiram aos seus vícios, Sandy foi a Devassa da Schin, Pallocci caiu pela segunda vez, um norueguês retardado matou 70 pessoas em Oslo, Príncipe William e Kate Middleton se casaram, Tiririca entrou para a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados... e a gente viveu o ano mais intenso de nossas vidas.

Em 22 de Fevereiro de 2011, em torno das 3 da tarde, estávamos deixando o Aeroporto Internacional de Sydney rumo ao incerto. Aquela mistura de sentimentos contrastantes, que ainda permaneceria por alguns meses, é algo que marca: empolgação, medo, curiosidade, insegurança, deslumbramento.

Foi um projeto de um ano e meio, que envolveu uma grana considerável (visto, exame de inglês, exames médicos, traduções e cópias de documentos, passagens aéreas, dinheiro pra se manter no início até arrumar emprego...) e muito suor (estudos de inglês, certificações pra inflar o currículo, entrevistas de madrugada por Skype algumas semanas antes de vir...). Tudo planejado nos mínimos detalhes, como sempre.

Felizmente, as coisas correram conforme o esperado e a gente colheu tudo aquilo que plantou. Quando se faz algo com planejamento, paciência e foco, não tem como dar errado. Em menos de 24 horas eu já tava empregado - até onde sei, foi um recorde! -, em menos de 15 dias conseguimos um apê e daí pra frente as coisas foram se ajeitando cada vez mais.

Foi um ano e tanto: conseguir emprego, alugar apê, mudança de emprego, aplicar pro visto da Mi, comprar carro, tirar a driver's licence, mudança de apê, visita de amigos, virada de ano com a família... Enquanto isso, a Mi teve que fazer curso de inglês, ir pro Brasil pro casamento do irmão, procurar trabalho, aprender a cozinhar e cuidar da casa... E hoje, exatamente 365 dias depois, podemos dizer que já concluímos nossa fase de adaptação: temos turmas de amigos, nosso inglês tá cada vez melhor, a Mi tá com quase todos os dias preenchidos como nanny em diferentes famílias, temos nosso carro, moramos super bem, eu tenho meu futebolzinho semanal, a Mi tem as aulas de ballet semanais dela e os fins de semana são sempre cheios de coisa pra fazer.

Não foi tudo um mar de rosas. Tivemos problemas, obviamente. Teve o teste como kitchenhand que a Mi fez no começo da busca por emprego e ficou traumatizada, chegou até a desanimar de procurar trabalho. Teve o episódio da multa e da suspensão da minha learner's licence, quando a polícia me pegou dirigindo sem habilitação e eu tive que recorrer à corte pra explicar que eu não sabia que não podia dirigir usando a CNH do Brasil (três meses se passaram nesse rolo todo, e eu fiquei sem poder dirigir durante esse tempo todo). Teve a mudança de apê, na qual quebramos o contrato de aluguel do local onde estávamos e, por conta disso, tivemos alguns problemas. Teve a batida do carro no fim do ano, que causou um puta prejuízo e dor de cabeça, já que atrasou o licenciamento e acabou custando mais uma multa, dessa vez por andarmos com o carro não licenciado.

Mas no fim das contas as nossas conquistas foram infinitamente maiores que esses problemas, sem contar que cada um desses incidentes acabou tendo um lado positivo, por mais difícil que seja de acreditar. Aliás, tudo na vida é assim, depende apenas de como você olha pra cada coisa que acontece.

Morar fora é uma experiência incrível, que proporciona um crescimento pessoal incomparável. Meus três meses em Shanghai já foram marcantes, mas um ano inteiro é outra história. Como vamos comemorar essa data? Comendo um autêntico rodízio brasileiro na melhor churrascaria brazuca de Sydney. A gente merece!

27 comentários:

Davi Rodrigues disse...

É meu muleke...não é fácil...mas tamo aí pra enfrentar dificuldades, e vencê-las...sempre...mesmo caindo algumas vezes...parabéns pelo 1 ano de Australia...espero que logo logo seja eu! Abraço!

Jo Turquezza disse...

Parabéns pela batalha! Tenho parentes morando em Sydney e passaram por muitas dificuldades também, mas estão muito bem agora, graças a Deus.
Passei Janeiro em Sydney e adorei.
Viver em paz num país que dá valor às pessoas e com tanta educação e organização, é tudo!
Até.

Renato disse...

Bacana e parabens :)!!

Com certeza não é fácil, mas imagino que tenha válido o esforço....Eu ainda estou naquela novela toda....Estou dependendo novamente do IELTS no dia 31....vamo ve no que vai dar...

Grande abraço e sucesso

Di disse...

Que bonitinhos! Adorei o post :)
Parabéns e que muitos anos venham a ser comemorados!
A experiência adquirida a cada dia que passamos fora da nossa terra natal não tem preço, só quem vive pra saber.
Bjos pra vcs!

Emili Boschi disse...

Aeee Davi..Obrigada..Logo será vc!

Emili Boschi disse...

Oi Renato! O esforço é muito válido! Boa sorte no IELTS!!!bjos!

Emili Boschi disse...

Obrigada Turquezza! Vc falou tudo...Educação e organização faz toda a diferença! :) bjos!

Emili Boschi disse...

Diiii!!!!!Obrigada!Saudade...vcs fazem falta por aqui! Se Deus quiser muitos anos serão comemorados...Obrigada por toda a ajuda q nos deu!Essa experiência não tem preço..falou tudo!!! Bjao pra vcs tbm!

Denise disse...

Parabéns pelo 1 ano de Austrália!
Realmente essa mudança é uma aventura, eu e Thiago estmos sentindo isso na pele, prestes a completar 1 mês aqui.
Pena que ainda estamos na fase dos apertos, tomara que daqui a 1 ano as coisas estejam mais normalizadas como vcs.
Abs

Eduardo Slompo disse...

Valeu pelos parabéns, pessoal.

Espero que nossa história de determinação, planejamento e superação sirva de inspiração pra quem tá passando pela mesma coisa - Davi, Hugo, Thiago e Denise, Renato.

Abraços, e qq coisa q precisarem tamo ae! :-)

Purple Aussie disse...

Parabéns Eduardo e Emili!

Emigrar não é fácil mas quando o saldo é positivo faz todo o sentido :) Força, sorte, determinação e mais anos pela frente, com muitas conquistas e alegrias :)

Abraços!

Eduardo Slompo disse...

Nem fala, Purple Aussie, vale demais a pena! Vamos lá, esse é só o primeiro ano! :-)

Ane Gimenes disse...

Oi Eduardo e Emili, td bem?
Descobri blog de vcs hj, estou gostando muito! Nao via a hora de voltar do trabalho pra continuar lendo... Heheh
Eu e meu marido moramos anteriormente na NZ por 4 anos, sabemos a sensação que vcs estão tendo agora, ao completar 1 ano de AUS! Parabéns!!
Agora uma pergunta... Como anda o mercado de TI atualmente? Ainda esta aquecido como qdo vc foi? Meu marido é programador e estamos querendo aplicar pra general skilled migrant. Será que com colegial técnico em PD e uma faculdade de ciências da computação (particular) ele consegue passar no reconhecimento da profissão?
Continuem postando e nos dando animo!

Obrigada,
Ane

Eduardo Slompo disse...

Oi Ana,

Legal q curtiu o blog! :-)

O mercado de TI continua muito bom aqui, especialmente pra programadores. Fala pra ele me mandar um email (duslompo@yahoo.com.br) que eu dou um help com o processo do visto.

Abraço!

Emília disse...

Eu me sinto tão feliz por ter participado desse ano! Vocês são demais, estão guardados com muito carinho no meu coração!

Werich disse...

Cara fico tão motivado podendo acompanhar sua experiencia cara miuto bom...parabens meu vc merece! E cá estou eu ansioso para o dia 31 de marco para o IELTS. Sucesso a ti!

Eduardo Slompo disse...

Mia, nem fala, vc é nossa amigona forever... Logo logo vc volta pra cá, tenho certeza... ;-)

Bjão!




Werich, legal saber q serve de motivação pra vc. Dá um gás aí nos estudos q vai valer a pena!

Abraço

Anderson disse...

Orra, ler um pouco da sua história me encheu de ânimo de novo cara!
Estou aqui em Sydney e depois de melhorar o ingles comecei a procurar trabalho. Tive bons e não tão bom resultados. Os mais promissores foram duas empresas me dizerem estar contentes com meu inglês e conhecimento mas não tinham projetos disponíveis no momento e me pediram pra esperar de um a dois meses, bom um mês ja foi..
To rezando pra eles me chamarem o mais logo possível, já que meu limite aqui é junho.. :/
Dai então, plano B, tentar entrar la do meu Brasilzão.
Fico feliz por vocês galera!
Parabéns, Eduardo e Emili!
Muito legal, vocês compartilharem a história de vocês!

Eduardo Slompo disse...

Isso ae, Anderson, tem q correr atrás mesmo, cara! Se não conseguir nada, volta pro Brasil e faz o processo de residência por lá.

Valeu pelas palavras ae, legal q curtiu o blog!

Abraço e boa sorte!

Guta Vambora! disse...

Bem legal o post! Morar fora do seu pais de origem eh realmente algo impagavel: nem tudo eh um mar de rosas, mas eh um aprendizado p/ vida inteira!
Muito mais boa sorte p/ vcs ai e continuem a colocar dicas australianas!
Bjus

Eduardo Slompo disse...

Oi Guta, valeu ae!!!

Nem fala, morar fora é impagável, uma experiência fantástica.

Vai seguindo blog, tá pra sair mais um post da série de curiosidades. :-)

Abraço

Cely disse...

Parabéns amigos, continuo lendo sempre seu blog e fico feliz de saber o quanto voces "cresceram", em todoas os sentidos, neste país maravilhoso, apesar das mais variadas dificldades. Desejo muito sucesso, força e saúde para que continuem felizes e realizados!!!

Eduardo Slompo disse...

Oi Cely, nossa leitora fiel! :-)

Obrigado pelas palavras, muitas felicidades pra vc tb!

*•·• -=|KÅ|=- •·•* disse...

Parabens pelo 1 ano de Australia... eu ainda estou nos 6 meses e meio! Ao menos voce pode comemorar numa churrascaria brasileira... aqui (Darwin) nao tem nada brasileiro nesse estilo... :( hehehe e sei exatamente como eh passar os perrengues ''internacionais''! Boa sorte pra voces na continuacao dessa jornada ;)

Eduardo Slompo disse...

Valeu, Ká! Putz, não tem churrascaria brazuca aí? Aqui tem aos montes...

Boa sorte pra vc tb, abraço!

Anônimo disse...

Valeu Slompo, parabens para voces, que continuem firmes e fortes com seus objetivos. O post ficou show de bola.

Abs,

Emerson.

Eduardo Slompo disse...

Fala manowww!

Valeu ae, cara, brigadão pelos votos. Td de bom pra vc tb, cara.

Abração