(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO REAL)

segunda-feira, 7 de julho de 2014

A Austrália em Clima de Copa!

Em países onde o futebol é popular, é inegável que, no momento, a Copa do Mundo é assunto de praticamente qualquer conversa. Mas e na Austrália, onde a televisão dá 99% da atenção esportiva ao rúgbi, ao críquete e ao futebol australiano (AFL), qual a popularidade e o alcance da Copa do Mundo?

Tenda pública transmitindo jogos ao vivo e reprises 24h por dia
Respondendo em uma palavra: SURPREENDENTE. Sim, eu fiquei realmente surpreso ao ver o quão por dentro da Copa os australianos estão. Os principais motivos pra isso são os seguintes:

1- A boa campanha da seleção australiana --> o time era cotado pra ser o grande saco de pancadas da Copa, já que caiu num dos piores grupos, com Holanda, Espanha e Chile, mas surpreendeu todo mundo: fez um segundo tempo fantástico contra o Chile e não conseguiu arrancar o empate por falta de sorte; ficou na frente contra a Holanda e dominou grande parte do jogo, mas tomou a virada por causa dos talentos individuais holandeses; contra a Espanha o time já estava desclassificado, claramente abatido e sem sua principal estrela, Tim Cahill (que, a propósito, marcou um dos gols mais bonitos da Copa contra a Holanda), e acabou perdendo feio. Se tivesse caído em um grupo menos complicado, teria chegado às Oitavas sem maiores dificuldades. 

2- O grande número de imigrantes no país --> por motivos óbvios, isso é um grande popularizador da Copa do Mundo, já que os grupos de imigrantes se reúnem pra assistir, conversam sobre isso o tempo todo com imigrantes e locais e até explicam o futebol pra quem não conhece.

Decoração da Copa em um Shopping perto do meu trabalho
3- O fato de que o futebol é o esporte mais praticado no país --> Esse é, pra mim, o principal motivo. Na Austrália, o futebol só não é grande no mainstream, ou seja, na "Globo, SBT e Record daqui", que só transmitem rúgbi, críquete e AFL. Apesar disso, é o esporte mais praticado no país de forma amadora - o número de campeonatos que existem aqui em Sydney, por exemplo, é impressionante! Eu jogo em um toda quinta-feira mas já fui convidado pra jogar em vários outros (não por ser craque, simplesmente por ser brasileiro... haha).

O escritório do projeto tá todo em clima de Copa
Falando em ser brasileiro, não posso negar que, como todo bom brasileiro fanático por futebol, fico feliz em ver o esporte crescendo por aqui. Outro dia estava conversando com um motorista de ônibus, um chinês que veio pra cá mais de 20 anos atrás, sobre a Copa do Mundo e o quanto ele era fã do Messi. Sábado passado fui à drogaria em que sou cliente e o dono me conhece e, pra variar, o assunto foi a Copa. Massa. :)

O clima extrapola as ruas e chega aos ambientes de trabalho. O projeto onde estou trabalhando atualmente é gerenciado por uma inglesa fanática por futebol e conta também com um francês, um chileno e dois holandeses que são tão fanáticos quanto ela. Os australianos do projeto não ficam pra trás: sabem tudo da Copa - alguns até acordaram de madrugada pra ver os jogos da Austrália - e todo dia conversamos sobre os jogos, as possibilidades, os lances etc. Tem até um mini-bolão rolando entre eu, um australiano e um israelense - que, pasmem, manja muito de futebol! O escritório tá todo enfeitado em clima de Copa e semana retrasada rolou um almoço em que cada um teria que ir vestido com roupas e cores da sua seleção

Almoço em clima de Copa

 Nossa gerente, fanática que é, até pintou o olho.
Pelo jeito não adiantou nada a torcida, a Inglaterra foi embora rapidinho... hahaha

Ainda falando em "Copa no trabalho", semana passada tivemos os drinks trimestrais da empresa e o tema foi, como já era de se esperar, a Copa do Mundo. Rolou janta brasileira com direito a picanha e farofa e, no fim da noite, um campeonato de pebolim valendo uma camiseta oficial da seleção australiana:
 Obrigado, Copa... :D

Campeonato de Pebolim

Copa do Mundo é top demais, pena que é só de quatro em quatro anos... :(


5 comentários:

Anônimo disse...

Quando li "Pebolim" precisei ir buscar imagens no google hahaha.
Legal saber que a diversidade cultural por ai é tão grande.

forte abraço

Eduardo Slompo disse...

hahaha Em SP e MG é pebolim, mas tô ligado que tem regiões que chamam de "totó" e os gaúchos de "fla-flu" :)

felipe teste disse...

Muito bom o seu site.Possui Skype, para trocarmos informações?

Anônimo disse...

Aqui em poa, eram quatorze mil australianos com ingresso para o jogo contra a holanda. Estádio tomado de aussies. Muitos do grupo "fanatics", que segue a australia nos campeonatos dos mais diversos esportes pelo mundo. Abraço, Felipe.

Eduardo Slompo disse...

Felipe Santos, só uso Skype pra falar com a família, pode me mandar um email: duslompo@yahoo.com.br

Felipe "anônimo", tem muito aussie que é fã de futebol sim, um amigo meu inclusive foi pra aí duas semanas antes da copa e só volta semana q vem, falou que foi em todos os jogos da Austrália e curtiu demais! :)